Aeroporto de Guaratinguetá será referência na região turística do Vale da Fé

Por Ivan Leyraud (Presidente da Febtur-SP)

O Aeroporto da cidade de Guaratinguetá (SP), denominado Aeroporto Vale da Fé, é a nova promessa de modernidade para a região. Fundado na década de 40, o tradicional Aeroporto Edu Chaves, nome em homenagem ao famoso piloto brasileiro, serviu à cidade por muitos anos como pista de pouso para a Escola de Especialistas da Aeronáutica e Aeroclube.

Em 2019, após diversas discussões com os setores comerciais e turísticos da região, a Prefeitura de Guaratinguetá entendeu que o espaço poderia ter um aproveitamento maior por meio do programa de concessão de aeroportos que o Governo do Estado de São Paulo estava planejando realizar.

O processo não foi fácil. A Prefeitura precisou fazer um estudo de viabilidade em parceria com o Santuário Nacional de Aparecida, Fatec e Secretaria Estadual de Turismo, além de agilizar a entrega de documentos, já que Guaratinguetá não estava inicialmente contemplada no programa, e o prazo era apertado. A cidade foi a última a integrar a lista dos municípios que teriam seus aeroportos concedidos à iniciativa privada, e a única do Vale do Paraíba a ser contemplada.

No dia 15 de julho de 2021, o leilão de concessão foi realizado na sede da Bolsa de Valores, a B3, em São Paulo, que contou com presença do então vice-governador, Rodrigo Garcia, e o secretário estadual de Logística de Transportes, João Octaviano Machado Neto. Os aeroportos foram divididos em dois blocos, Noroeste e Sudeste, este último onde se encontrava Guaratinguetá.

A empresa ganhadora do Leilão foi o Consórcio Voa NW Voa SE, também conhecido como Rede Voa, que investirá R$ 266 milhões ao longo dos 30 anos de concessão; em Guaratinguetá serão investidos mais de R$ 10 milhões, para a construção do terminal de passageiros, melhorias na pista, entre outros investimentos.

No mesmo mês, representantes da Voa foram até Guaratinguetá para tratar com a Prefeitura sobre os próximos passos e apresentar as ideias de melhoria do aeroporto: a construção de um terminal de passageiros civis, estacionamento, acessos, entre outras melhorias de infraestrutura e tecnologia. Essas informações foram apresentadas a investidores, empresários e representantes do poder público da região durante o evento Invest Guará Turismo, em 11 de novembro, que contou com a presença do Secretário Estadual de Turismo, Vinícius Lummertz.

Após pouco mais de um ano, em setembro de 2022, foi realizada, por meio de parceria com a Voa, um evento para apresentação do andamento do processo, e também uma visita ao Aeroporto. Também foi definida a data do voo inaugural: 25 de outubro, dia de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro e nascido em Guaratinguetá.

Voo inaugural ocorreu no Dia de Frei Galvão, 25 de outubro_Foto: Pref. de Guaratinguetá

O Voo Inaugural saiu da cidade de Jundiaí (SP), pousando no Aeroporto Edu Chaves cerca de 2 horas depois. No avião estavam representantes de Guaratinguetá, da Rede Voa, Azul Conecta e autoridades religiosas da região. Ao final, foi oficializado que a cidade receberia em um primeiro momento voos fretados por operadoras de turismo, e posteriormente, com o aumento da demanda, possa também receber voos regulares.

Com um fluxo de turismo gigantesco, que supera os 13 milhões de pessoas por ano, a região do Vale Histórico e Vale da Fé irá se beneficiar como um todo com a expansão do aeroporto de Guaratinguetá. Não só o setor turístico, mas a indústria, o comércio e várias outras áreas também receberão impacto direto desse investimento. A cidade até prepara, por meio de parcerias com o setor educacional local, a implementação de cursos de turismo para serem oferecidos aos moradores interessados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME