Beleza natural do Rio Coco é uma das atrações_Henrique Lopes
Seleucia Fontes
Como uma prévia inspiradora para o II Congresso Nacional da Febtur, que acontecerá entre 10 e 15 de junho, em Belém do Pará, a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo no Tocantins (Febtur/TO) promoveu um press trip especial ao EcoAraguaia Jungle Lodge. Localizado na divisa entre Tocantins e Pará, às margens do rio do Coco, o lodge é parte integrante da Fazenda do Futur, um projeto visionário liderado por Guilherme Tiezzi e Raquel Acácio.
O evento reuniu jornalistas da Febtur e convidados, proporcionando uma imersão nas sete dimensões que fundamentam o conceito da Fazenda do Futuro: ecoturismo, agropecuária regenerativa, empreendedorismo em rede, escola floresta, espiritualidade, energia renovável e reflorestamento. Durante a estadia, os participantes exploraram o rio e a trilha ecológica, participaram de rodas de conversa sobre turismo regenerativo e vivenciaram práticas de bem-estar.
Trilha ao amanhecer é uma das atividades propostas_Henrique Lopes
“Acho que, na verdade, o mais importante não são as respostas, mas as perguntas: como vamos gastas nosso tempo, o que vamos fazer como diferencial para transformar essa sociedade”, refletiu o presidente da Febtur Tocantins, Marco Jacob, durante roda de conversa sobre os projetos da Fazenda do Futuro, entre eles o hotel. Segundo ele, a proposta é sensacional, não apenas pela riqueza natural, mas também pela ideia de que a vida pode ser mais simples e as pessoas mais cooperativas.
Segundo a jornalista Zuleide D’Angelo, a viagem foi uma experiência regeneradora de fato. “A floresta volta com a gente; mesmo ficando tão pouco eu ainda sinto as sensações que ela me trouxe”, contou a associada da Federação.
As acomodações do EcoAraguaia Jungle Lodge, construídas com técnicas de bioconstrução e integradas à natureza, oferecem uma experiência única de hospedagem sustentável. Além disso, a infraestrutura inclui uma praia exclusiva, piscina flutuante e espaços para eventos sociais e corporativos. A proposta do lodge vai além do turismo convencional, buscando promover uma reconexão profunda com a natureza e com as comunidades locais.
Essa vivência antecipou os temas que serão aprofundados no II Congresso Nacional da Febtur, como sustentabilidade, turismo de base comunitária e inovação no setor turístico. A experiência no EcoAraguaia reforça o compromisso da Febtur em fomentar práticas turísticas que valorizem a biodiversidade, a cultura local e o desenvolvimento sustentável.
Para mais informações sobre o EcoAraguaia Jungle Lodge, acesse: ecoaraguaia.com.br ou siga no Instagram @ecoaraguaiajunglelodge.
Saiba mais sobre o II Congresso Nacional da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur) de 10 a 15 de junho em Belém (PA).
O evento conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sebrae Pará, Equatorial Energia, e apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura e Comunicação, Prefeituras de Belém (por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Semcult), Augusto Correia e Salinópolis, Fecomércio/PA, FBHA/CNC, Sudam, Vale, Hotel Beira Rio, Casa de Saulo, Carvalhos Tur, Henvil Transportes, Point do Açaí, Instituto Aupaba, Monotour Turismo, Belém Convention & Visitors Bureau, ABEOC Brasil, Sítio Raiz, LocMil Turismo, VerdeMar e Zoe Soluções Digitais.