Belém recebe Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica

0
596

Por Christina Hayne

DRT 1759/PA

Em 30.03.2023

 

FIFE reúne terceiro setor em Belém

Belém vai sediar o maior evento sobre gestão para o Terceiro Setor, o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica – FIFE 2023, no período de 25 a 28 de abril, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. A expectativa é reunir pessoas e organizações em torno de boas práticas de gestão, bons exemplos, movimentos solidários e oportunidades que geram impacto social.

Este ano, a Rede Filantropia se volta para a região Norte em um momento pós pandêmico e após 20 anos de existência, resistência e muito trabalho. Nesse cenário, além da expectativa de maior dinâmica para a retomada do terceiro setor em 2023, ao trazer a 10ª edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica para a Amazônia pela primeira vez, espera-se estimular as entidades organizadas a buscar qualidade e resultados em toda a cadeia de gestão e ampliar a força e atuação do terceiro setor na Amazônia.

Para Marcio Zeppelini, presidente da Rede de Filantropia, tão importante quanto aumentar a dinâmica no âmbito regional, nacional e internacional é promover a oportunidade de levar um evento dessa magnitude para as entidades organizadas da região Norte e promover o acesso a todo conhecimento que o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica disponibiliza e movimenta.

Presidente Rede Filantropia, Márcio Zeppireli.

O FIFE divide experiências, promove encontros e amplia conhecimentos. Sem dúvida é um evento que reúne causas que promovem impacto social. O FIFE visa qualificar e fortalecer a atuação social das instituições e as pessoas que assumem o trabalho em prol da transformação da vida de outras pessoas, muitas delas em condições de vulnerabilidade.

Serão 4 dias de evento. Uma vasta programação que conta com mais de 90 palestrantes e cerca de 100 atividades disponibilizadas aos participantes, incluindo palestras, rodas de conversa e sessões de tira-dúvidas sobre os principais temas que norteiam a gestão das OSCs.

A organização prevê a confirmação de um público variado e a  meta é reunir cerca de 700 inscritos entre profissionais e gestores do terceiro setor, empresários, estudantes, acadêmicos e gestores públicos comprometidos com a área social.

Por ser realizado pela primeira vez na região Norte, espera-se uma participação significativa de organizações não governamentais dos estados que integram a Amazônia Legal, em especial o Pará e os estados vizinhos do Nordeste e Centro Oeste.

O terceiro setor possui grande relevância na região Norte e um dos motivos é que ele abrange ações públicas que saem do domínio estatal, passando a ser encampadas por organizações da sociedade civil. A ausência da estrutura institucional do Estado em vários espaços geográficos na Amazônia Legal favorece a reunião da sociedade local em entidades organizadas.

Qualificam-se como entidades do terceiro setor as associações, fundações, entidades de assistência social, educação, saúde, esporte, meio ambiente, cultura, ciência e tecnologia, entre outras várias organizações da sociedade civil.

É o fortalecimento  das organizações sem fins de lucro e com finalidade social, com o objetivo de combater grandes problemas do mundo atual, como a pobreza, violência, poluição, analfabetismo, racismo etc. São instituições com grande potencial de representatividade, e muitas, principalmente as mais organizadas, são vistas como legítimas representantes dos interesses da sociedade civil.

 

Network, ponto forte do FIFE

FIFE, um espaço de encontros, diálogos e trabalho

            O Fórum Interamericano de Filantropia e Estratégia – FIFE é um evento que reúne instituições de portes, localidades e causas diferentes em um ambiente com múltiplos espaços de encontros, conversas e trabalho, onde se transpira possibilidades, seja por meio da participação ativa na programação, seja no espaço da Feira e em meio aos expositores, seja nos cafés e nas atividades extras. “É natural que organicamente aconteça o network”, disse Thaís Iannarelli, diretora executiva da Rede Filantropia.

Thais Iannareli, Diretora Executiva Rede Filantropia

Thaís ressalta a importância da cena para o fortalecimento das organizações da sociedade civil e para a geração de novas parcerias. “O público está ali para se fortalecer com o conteúdo rico do congresso e para conhecer novos parceiros. O momento é sempre interessante para que as organizações e seus integrantes consigam avançar na troca de ideias, de conhecimento e de experiências por meio de ferramentas, cases e resultados”, declarou.

 

Programação disponibiliza conteúdo para o fortalecimento do terceiro setor

Por Christina Hayne

A programação completa do FIFE está disponível no link www.filantropia.ong/fife/programacao – dividida por dias e horários.

Mais de 90 palestrantes e a realização de mais de 100 atividades integram a programação do FIFE 2023, todas voltadas para o fortalecimento da gestão e da sustentabilidade das entidades organizadas reunidas no Terceiro Setor. Sem dúvida, uma rica grade de opções para quem se inscrever no Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica, em Belém, a ser realizado em abril, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Entre os temas da programação, destaque para gestão, captação de recursos, novas tecnologias, legislação, contabilidade, prestação de contas, comunicação, voluntariado e recursos humanos, todos essenciais para o fortalecimento do terceiro setor.

Além das palestras, rodas de conversa e sessões de tira-dúvidas, também haverá uma feira de expositores para atender ao quantitativo estimado de público de 700 inscritos.

Thais Iannarelli, diretora executiva da Rede Filantropia, ressaltou que a programação apresenta um olhar voltado para o fortalecimento da gestão do setor social, mas também olha para o ser humano que é este gestor, com temas atuais e palestrantes com falas engajadas, inspiradoras e criativas para manter o participante interessado e com foco durante os 4 dias de evento.

Momentos do início ao fim do FIFE certamente irão chamar atenção de quem participa. Entre as muitas opções, destaque para a fala de abertura do Alfredo Rocha, “Atitudes para um novo tempo” e a palestra do Marcio Zeppelini, presidente da Rede Filantropia, com o tema “Fazer acontecer”. Atenção, ainda, à palestra dos ‘Caçadores de Bons Exemplos, Iara e Eduardo Xavier, abordando o tema “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, no dia 26 e o encerramento com o pentacampeão Edmilson Moraes, com a palestra intitulada “Improvável”, que aborda quesitos motivacionais. O conteúdo técnico da programação ‘meio’ é forte e necessário. A maioria das palestras aborda temas sobre gestão, captação de recursos, contabilidade e legislação, que é o objetivo central do evento.

Atenção especial ao momento pré-FIFE que traz informações sobre assunto de relevância para terceiro setor, o CEBAS – Certificado de Assistência Social. As palestrantes Maria Iannarelli e Marcia Cavalcante vão abordar as recentes mudanças na legislação. Um momento oportuno para a retirada de dúvidas e maior compreensão sobre o assunto.

A programação reúne momentos com farto conteúdo voltado para as novas tecnologias, sistemas e ocupação de ambientes virtuais, cujos espaços devem ser ocupados pelas instituições em suas rotinas diárias de trabalho. Elas precisam circular no mundo virtual e compreender o ‘metaverso’, por exemplo, assunto que leva essas organizações ao mundo dos negócios e do posicionamento dentro desta realidade virtual, abordada com frequência na atualidade.

Outro quesito que mereceu toda a atenção do FIFE é a captação de recursos para dar viabilidade ao processo organizativo e de sustentabilidade das organizações. Esse olhar exige preparação e conhecimento. Como ter êxito?  Os participantes devem ter a resposta fazendo bom uso da grade de programação do evento.

Iannarelli disse ainda que ao montar a grade buscou-se disponibilizar essa preparação, propor caminhos e compreensão sobre ferramentas que contribuam com o alcance de resultados positivos.

Além dos itens dispostos acima, outros pontos são necessários para o fortalecimento e sucesso das organizações; trata-se da comunicação e da prestação de contas. A captação, sem dúvida, é um dos órgãos vitais da organização, mas está vinculada ao ato de saber se comunicar, prestar contas, ter transparência e integridade para conduzir uma gestão assertiva.

 

A programação completa do FIFE está disponível no link www.filantropia.ong/fife/programacao – dividida por dias e horários.

 Segue abaixo alguns temas em destaque do FIFE 2023:

 

  • Seja a mudança que você quer ver no mundo – Caçadores de Bons Exemplos
  • Vai dar match? Como um avaliador vai interpretar o seu projeto?
  • A Construção de negócios sustentáveis para a Amazônia
  • ESG e a parceria com o Terceiro Setor
  • Ferramentas em Advocacy para uma Participação Política Efetiva
  • Roteiros engajadores para mobilizar recursos em seu projeto social
  • Como promover um matchmaking perfeito entre as empresas e as causas sociais
  • A importância do posicionamento de marca e seus desafios dentro das organizações filantrópica
  • Visões sobre o CEBAS e seu papel na transparência das organizações do Terceiro Setor

Fonte: Rede Filantropia

 

Para participar do FIFE 2023, e obter mais informações, acesse www.fife.org.br e faça sua inscrição.

Conheça também as formas de apoiar a FIFE 2023 (ser um patrocinador ou ser um apoiador AQUI.

Nossa equipe está disponível para tirar suas dúvidas pelo

WhatsApp: (11) 2626-4019

 

Assessoria de Imprensa – Belém/PA

Christina Hayne

91983343379

[email protected]

Nos vemos no FIFE!

FIFE 2023 – Entrevista presidente Rede Filantropia, Márcio Zeppelini.

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME