Foto: Sérgio Moreira, Presidente da Febtur MG
Por Gilberto Silva
Na última segunda-feira, 29 de setembro, foi oficialmente criada a Federação Brasileira dos Jornalistas e Comunicadores de Turismo de Minas Gerais (Febtur-MG), durante assembleia remota realizada com a participação de profissionais da área. O encontro contou com a presença do presidente nacional da Febtur, Gorgônio Loureiro, e do diretor administrativo nacional, Gilberto Silva, que conduziu os trabalhos.
Na abertura, o presidente Gorgônio parabenizou a iniciativa e ressaltou o papel estratégico de Minas Gerais no turismo brasileiro e internacional, destacando ainda a pluralidade de profissionais atuando no estado. Em seguida, Gilberto Silva encaminhou a pauta da reunião, que previa a aprovação do Estatuto, a definição da diretoria e do conselho fiscal, além da fixação do valor da mensalidade da entidade.
Em cerca de 40 minutos, os itens foram apresentados, discutidos e votados, resultando na aprovação unânime da nova estrutura. O jornalista Sérgio Moreira foi eleito o primeiro presidente da Febtur-MG. Em seu discurso de posse, Moreira agradeceu a confiança dos colegas e convocou os profissionais mineiros a se engajarem no fortalecimento da entidade:
“A Febtur-MG nasce com o compromisso de ser atuante e operante, colaborando diretamente com a entidade nacional, que em setembro completou quatro anos de atividades”, afirmou o presidente eleito.
Além de Sérgio Moreira na presidência, foram eleitos: Vice-presidente: Ana Luiza; Diretora administrativa: Simone Pereira; Diretor financeiro: Marcos Guiotti; Diretor de Comunicação: Mauro Assumpção. O Conselho Fiscal ficou composto por Rosilene Campolina, Mauro But e Leonardo Peres, (titulares), e Walter Freitas, Inez Nogueira e Carlos Alberto Santos, (suplentes). A posse ocorreu imediatamente após a eleição.
Com a instalação da Febtur-MG, a entidade nacional passa a contar agora com nove associações estaduais já organizadas, o que reforça sua presença e representatividade no setor. A cada ano, a Febtur Nacional caminha para sua consolidação e fortalecimento, ampliando sua atuação e a integração entre profissionais de turismo e comunicação em todo o país.
Um exemplo desse crescimento é a Revista Acontece, publicação oficial da entidade, que acaba de lançar nova edição com circulação nacional. A revista traz como destaque uma matéria especial sobre o quarto aniversário da Febtur, fundada em 2021, em Alter do Chão, Santarém (PA) – destino turístico reconhecido mundialmente e conhecido como o “Caribe brasileiro”.
Entre os primeiros desafios da nova gestão mineira está o cadastro dos profissionais interessados no engajamento da nova entidade mineira, além de elaborar calendário de eventos e promover ações estratégicas para consolidar a presença do estado no cenário do turismo brasileiro.
Com a criação da Febtur-MG, a categoria ganha uma instância organizada para defender seus interesses e ampliar sua participação nas discussões sobre políticas e projetos de fortalecimento do turismo no estado e no Brasil.