
A Amazônia, que abriga a maior biodiversidade do planeta, é reconhecida mundialmente como um celeiro natural do turismo sustentável. Apesar desse potencial histórico, apenas agora, com a aproximação da COP 30, começa a se consolidar um movimento mais forte em prol da sustentabilidade nas atividades turísticas na região.
Com o intuito de conhecer melhor as rotas do turismo no Pará, mais de 150 jornalistas e comunicadores de turismo do Brasil e da América do Sul, Portugal e Espanha estarão com os olhos voltados para o estado que sediará a conferência climática em novembro deste ano. Belém foi escolhida para sediar o II Congresso Nacional da FEBTUR (Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo), ocorrerá no período de 10 a 15 de junho próximo. As inscrições estão abertas para participação no evento.
Sob o tema “Sustentabilidade também se faz com informação”, o evento será mais do que um congresso. Se propõe a ser uma plataforma de formação, articulação, troca de experiências e afirmação de compromissos com o turismo responsável, ético e comprometido com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Brasil.
O evento tem apoio do Ministério do Turismo, do governo do Pará, através das Secretarias de Cultura (Secult), Comunicação (Secom) e Turismo (Setur), Sebrae, Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fecomercio e Sudam.
Belém na vanguarda do turismo sustentável
O ano de 2025 marcará um momento histórico para Belém com a realização da COP 30. Antecipando essa agenda global, o Congresso da FEBTUR surge como um importante aquecimento, colocando o Pará no centro das discussões sobre turismo, meio ambiente, comunicação e justiça climática.
Com uma programação ampla e estratégica, o evento irá reunir oficinas temáticas, painéis de debate, palestras com especialistas, exposições culturais e experiências imersivas. A proposta é apresentar ao mundo as potencialidades e a força da região Norte, destacando não apenas suas paisagens naturais, mas também práticas inovadoras que integram tradição, tecnologia e responsabilidade socioambiental.
Jornalistas irão fazer imersão no turismo do Pará em cenários únicos no mundo
Um dos destaques do congresso será a vivência prática do turismo amazônico, com visitas técnicas a destinos emblemáticos do Pará, como Belém continental e insular, Bragança e Augusto Corrêa. Os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto experiências de turismo comunitário, saborear a gastronomia regional, vivenciar manifestações culturais e explorar iniciativas voltadas à conservação ambiental.