back to top
domingo, outubro 19, 2025
II CONGRESSO FEBTUR

Márcia Wayna Kambeba leva a força dos povos originários a evento da Febtur em Belém

Por Gil Correia e Zacarias Marti

De 10 a 15 de junho, Belém do Pará será o centro das atenções ao sediar o II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo. Com o tema “Sustentabilidade também se faz com informação“, o evento reunirá mais de 120 profissionais da comunicação para debater práticas sustentáveis no turismo e o papel da mídia na conscientização ambiental.

O Congresso, organizado pela Febtur Nacional e pela Febtur Pará, terá atividades e presenças enriquecedoras. Entre eles está o “Momento Falas da Floresta“, conduzido por Márcia Wayna Kambeba, etnolinguista, poeta, cantora, compositora e ativista indígena do povo Omágua/Kambeba. O momento terá a presença de músicos e será uma imersão na realidade dos povos originários a partir de um recorte da cultura, combinando sons, imagens e poesias impactantes, com as “Vozes dos povos da floresta”, para sensibilizar o público sobre a importância da preservação cultural e ambiental.

Quem é Márcia Wayna Kambeba?

Nascida na aldeia Belém do Solimões, no Amazonas, Márcia é mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas e doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Pará. Sua trajetória é marcada pelo ativismo em defesa dos direitos indígenas e pela valorização da cultura ancestral. Em 2021, tornou-se a primeira indígena a ocupar o cargo de Ouvidora Geral da Prefeitura de Belém, integrando o primeiro escalão do governo municipal.

Como escritora, publicou obras como Ay Kakyri TamaEu moro na cidade, Saberes da Floresta e Kumiça Jenó: Narrativas Poéticas dos Seres da Floresta, esta última em parceria com seu filho Carlos, que ilustrou o livro. Sua poesia, influenciada pela literatura de cordel, aborda temas como identidade, territorialidade e os desafios enfrentados pelos povos indígenas nas cidades.

O Congresso e a COP 30

A realização do congresso em Belém ganha ainda mais relevância neste ano em que a cidade se prepara para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima – COP 30. O evento será uma oportunidade para discutir estratégias de comunicação que promovam um turismo sustentável e valorizem a Amazônia, colocando o Pará nas manchetes de todo o mundo.

Além de Márcia Kambeba, o Congresso contará com a presença de diversos palestrantes e especialistas que abordarão temas relacionados à sustentabilidade, à cultura e ao turismo responsável. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site oficial do evento (https://febtur.org.br/ii-congresso-febtur/).

Se você é jornalista, estudante, comunicador ou alguém que acredita no poder transformador do turismo sustentável, Belém te espera em junho para um encontro histórico. Participe e ajude a escrever um novo capítulo para o turismo brasileiro. 

Obras de Márcia Wayna Kambeba:

Ay Kakyri Tama – Eu moro na cidade-Uma coletânea de poemas que retratam a vivência indígena nas cidades, abordando questões de identidade e pertencimento.

Saberes da Floresta-Reflexões sobre os conhecimentos ancestrais dos povos da floresta e sua relação com a sustentabilidade.

Kumiça Jenó: Narrativas Poéticas dos Seres da Floresta-Histórias poéticas sobre os seres míticos da floresta, ilustradas por seu filho Carlos. Essas obras estão disponíveis em livrarias especializadas e plataformas online.

 

(*Informações da escritora e ativista Márcia Kambeba do Wikipédia, Agência Cenarium).

 

Fotos: Internet e Carlos Araújo

Febtur - Compromisso com o turismo é a nossa marca
Selo de Qualidade FEBTUR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME