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Presidente Febtur fala do crescimento da entidade de comunicadores e sobre reconhecimento internacional.

Em 16.09.2024

 Em entrevista concedida a jornalista Christina Hayne, Gorgônio Loureiro, presidente nacional da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores (Febtur), fala sobre o  Encomtur no Rio Grande do Norte, o 1º Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, evento oficial da Febtur, que chega consolidando a entidade de divulgação do turismo brasileiro, fortalecendo a mesma nos trades turísticos dos estados, principalmente após eventos exitosos, entre os quais, o I Congresso da Febtur, em Salvador, em 2023; os presses trips no Tocantins, em 2022; eventos de comunicação e turismo no estado de São Paulo (SP) e o evento nascedouro da Febtur, em Alter do Chão, Santarém, no oeste do Pará e Arquipélago do Marajó (PA), em 2021.

 

“Encontro de jornalistas em Natal promoveu o fortalecimento, reconhecimento e expansão da Febtur”. (Gorgônio Loureiro)

 

 

Presidente da Febtur, Gorgonio Loureiro, fala sobre a jornada da entidade: “Há três anos no rumo certo pela divulgação integrada do turismo”.

 

 Uma federação nova, com apenas 3 anos de criação, chega para reforçar o Terceiro Setor voltado para o turismo, mais especificamente para fomentar o setor por meio da divulgação. A Febtur já apresenta conceito, competência, compromisso e resultados. Fale sobre essa trajetória até aqui, e sobre I Encomtur, que aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte.

G L: “No início não existe nada fácil, mas, é a dificuldade que nos move. Se assim não fosse não estaríamos aqui, após três anos mostrando nossa missão, ‘nossa cara’. Mas estamos no rumo certo. A nossa construção e consolidação passou pelos esforços para participação em eventos pelo Brasil e a realização de alguns eventos exitosos, sendo, este, em 2024, no Rio Grande do Norte / RN. Sem dúvida, mais um evento que abriu oportunidades para apresentação de resultados positivos por meio de quem faz comunicação com informação assertiva, direcionada e de qualidade. Se não fosse o esforço de todos nós, membros associados da Febtur, para nos mostrar ao trade turístico nacional e aos trades estaduais e municipais não estaríamos aqui celebrando esse encontro de jornalistas em torno da mais recente Federação que reúne profissionais comunicadores de turismo de todas as regiões brasileiras.

A luta para execução de um evento existe e sempre existirá. O que importa, na verdade, é a busca por resultados e o compromisso com nossa missão maior. E, se fizermos bem o nosso dever de casa e cumprirmos com a entrega de contrapartidas que nos competem, todos saem satisfeitos, tudo se fortalece, se renova e todas as dificuldade ficam pra trás. Não foi fácil, mas tudo valeu a pena até aqui”.

 

  • Falam da importância da comunicação para a visibilidade para o setor e o entendimento das políticas públicas e iniciativas privadas. A parceria pode ser considerada o caminho certo para a realização de eventos dessa magnitude (Encomtur), que necessita de alto nível de envolvimento, e também em favor da construção de processos que contribuam com o fomento e a promoção do turismo? Cite um exemplo real?

GL- “Sem dúvida, é preciso que os entes parceiros da Febtur entendam que nós profissionais da informação precisamos estar municiados de dados e elementos para poder colaborar por meio das ferramentas da comunicação e da informação, de forma contínua, para que possamos contribuir com a formação da opinião pública sobre assuntos de interesse do setor turístico.

Por exemplo: ouvindo atentamente a palestra sobre a ferramenta ‘Sírio’, uma das palestras do Encomtur, sendo esta uma ferramenta que reúne e repassa informações preciosas sobre o turismo e que por sua vez precisam ser compreendidas pela opinião pública e devidamente publicizadas. A pergunta que sempre jogo ao debate é, “de que maneira essas informações são transformadas em projetos, em planejamentos em favor de iniciativas ao desenvolvimento do turismo?”. Essa plataforma ‘Sírio’, é um importante observatório que contém dados importantes ao setor. A parceria, nesse caso, com quem divulga e ajuda a movimentar a opinião pública com dados corretos precisa existir de forma mais profissional e mais efetiva para que a Febtur, as gestões públicas e outras entidades interajam com mais eficácia. Por isso buscamos inserir na programação do Encomtur, a palestra da ‘Sirio’, que apresentou essa importante ferramenta de convergência de dados do turismo do RN. São exemplos como este, de parceria, que a Febtur vai buscar cada vez mais nos estados. Não temos mais espaço para trabalhar com ‘achismos’. Hoje, a gente tem que trabalhar a divulgação com base em números e dados reais de informação, facilmente colhidos. Este é um exemplo claro de parceria necessária ao evento e para seguir na rotina diária do trabalho nos estados”.

 

  • Na prática, o que se espera de eventos como este para a entidade que divulga o turismo?

GL – “Eventos que promovem um encontro de profissionais da comunicação contribui com a consolidação e fortalecimento sob o ponto de vista da entidade representativa, neste caso,  de jornalistas especializados no turismo. A participação e a presença de mais de 90 profissionais, por exemplo, mostra que a entidade de comunicação do Terceiro Setor, Febtur, está cada vez mais consolidada entre os profissionais jornalistas e comunicadores profissionais assim como representante do segmento dentro do trade turístico. O apoio que foi dado ao evento no RN confirmou o que estou narrando.

O apoio que foi dado pelo trade turístico a exemplo da Secretaria de Turismo do RN; a Secretaria Municipal de Turismo de Natal e secretarias de turismo de outros municípios do Rio Grande do Norte; a Fecomércio, o Sebrae, Senac, empresas que contribuíram com a execução do evento,  mostra a credibilidade da Febtur e a expectativa criada a partir do compromisso com profissionais que chegam ao estado para gerar conteúdo positivo. Estamos consolidados como representação referência que trata da comunicação especializada do setor. Esse Encontro serviu para confirmar esse momento. Estamos felizes e certos que estamos prontos para caminhar rumo ao II Congresso Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, em 2025.

Eventos como este promovem o reconhecimento e credenciam a entidade de divulgação. Confirmamos uma programação técnica maravilhosa com visitas a roteiros turísticos, o que permitiu novas experiências e trocas de informação. Mostramos nossa força aos nossos parceiros. Conseguimos levar mais de 100 profissionais ao Estado e nossa projeção é a publicação de mais de 300 matérias sobre o Rio Grande do Norte nos próximos 90 dias.

Eventos dessa magnitude contribuem com o reconhecimento que hoje não é só nacional, já ultrapassa fronteiras brasileiras. Somos referência para outros países a exemplo do Uruguai A presença de jornalistas do Uruguai ligados à Cipetur, Circuito de Periodistas do Uruguai, que esteve presente com 03 jornalistas pode confirmar a informação”.

  • Fale do reconhecimento internacional da Febtur?

GL- “Foi com muita satisfação que recebi honrosa placa de reconhecimento da Febtur como entidade representativa da categoria de jornalistas que trabalham pelo turismo. O Cipetur, Circuito de Periodistas do Uruguai, esteve presente com 03 jornalistas. Eles trouxeram uma certificação de reconhecimento e credenciamento da entidade em favor do turismo na América do Sul.  Esse reconhecimento internacional fortalece ainda mais o trabalho que estamos realizando no Brasil e além fronteiras por meio da Febtur”.

 

Cipetur, Circuito de Periodistas do Uruguai e presidente Gorgônio Loureiro, Febtur Nacional.

 

 

 

  • Resultados do I Encomtur em Natal, RN?

GL- “Foi extremamente positivo, primeiro porque fortalecemos a Febtur no Rio Grande do Norte. Conseguimos trazer ao Encomtur, em Natal, com mais de 100 jornalistas para o destino. Fazer com que os apoiadores entendam e enxerguem o trabalho e a missão da Febtur, também foi muito importante. O evento deixa claro mais uma vez sobre o alcance dessa parceria e desse investimento em relação aos resultados obtidos. A contrapartida dos jornalistas é a produção de conteúdo positivo e a publicação desse conteúdo nos mais variados veículos de comunicação e canais alternativos nos estados de origem dos profissionais, fortalece a conexão e a rede de comunicação da Febtur e dos parceiros da Febtur. A relação custo benefício em torno da divulgação é surpreendente.

Em breve estaremos entregando o relatório desta produção nacional e certamente os efeitos serão tão positivos quanto foram nos estados da Bahia, Tocantins e Pará. Acredito que a Febtur Nacional sai fortalecida e a Febtur RN mais fortalecida ainda. Saímos cada vez mais credenciados e com mais credibilidade. Recebemos muito com a realização do evento e com as parcerias firmadas e entregamos muito também. Isso faz com que autoridades, gestores públicos e representantes do turismo enxerguem a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo como importante ferramenta de divulgação e eficiente parceiro para o turismo”.

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