back to top
domingo, outubro 19, 2025
II CONGRESSO FEBTUR

“Cúpula da Amazônia reúne chefes de Estado em Belém”

 

“Cúpula da Amazônia reúne chefes de Estado em Belém”

Por Christina Hayne/ DRT 1759 / Febtur Pará

(Com apoio inf. www.gov.br)

 

Reuniaão da OTCA e a Cúpula da Amazônia. Olhos do mundo voltados para Belém, sede do evento que reúne presidentes e povos da Amazõnia.

Um começo de mês movimentado para Belém com destaque para a  “Cúpula da Amazônia”, evento que reúne nos dias 8 e 9 de agosto presidentes de oito (8) países da pan Amazônia, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Chefes de Estado do Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Bolívia e Venezuela marcam presença a IV Reunião de Presidentes dos Estados Parte no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), desta vez, no Pará.

O governador do Pará, Helder Barbalho, será o anfitrião ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Cúpula da Amazônia. O evento, vai debater a cooperação entre os países amazônicos e países parceiros no desenvolvimento sustentável da região. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse à imprensa que o evento vai fortalecer cooperação entre países da maior floresta tropical do mundo.

O evento tem como objetivo a retomada das políticas públicas para a região amazônica; o fortalecimento da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA); a definição de uma posição comum pelos países em desenvolvimento que detêm reservas florestais; a construção de uma posição conjunta a ser levada à conferência do clima às Nações Unidas, a COP 28, nos Emirados Árabes, no período de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023 e ainda o início preparação  e mobilização para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (COP 30/ONU).

 

Além dos oito países foram convidados o Congo, a República Democrática do Congo e a Indonésia (países com florestas tropicais), São Vicente e Granadinas (país que ocupa a presidência da CELAC), a França (pela Guiana Francesa), a Alemanha e a Noruega (principais doadores do Fundo Amazônia), além do presidente da COP28 e de representantes de bancos de fomento, como IBGE, BID, NBD (Banco dos Brics), entre outros.

A programação da Cúpula da Amazônia prevê reuniões no dia 07, com ministros das Relações Exteriores e do Meio Ambiente dos oito países amazônicos; no dia 08, programação do evento com presidentes e representantes das nações; no dia 09, reunião ampliada e dia 10 e reunião com Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística – IBGE, com entidades de financiamento.

Febtur - Compromisso com o turismo é a nossa marca
Selo de Qualidade FEBTUR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME