“Cúpula da Amazônia reúne chefes de Estado em Belém”

 

“Cúpula da Amazônia reúne chefes de Estado em Belém”

Por Christina Hayne/ DRT 1759 / Febtur Pará

(Com apoio inf. www.gov.br)

 

Reuniaão da OTCA e a Cúpula da Amazônia. Olhos do mundo voltados para Belém, sede do evento que reúne presidentes e povos da Amazõnia.

Um começo de mês movimentado para Belém com destaque para a  “Cúpula da Amazônia”, evento que reúne nos dias 8 e 9 de agosto presidentes de oito (8) países da pan Amazônia, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Chefes de Estado do Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Bolívia e Venezuela marcam presença a IV Reunião de Presidentes dos Estados Parte no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), desta vez, no Pará.

O governador do Pará, Helder Barbalho, será o anfitrião ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Cúpula da Amazônia. O evento, vai debater a cooperação entre os países amazônicos e países parceiros no desenvolvimento sustentável da região. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse à imprensa que o evento vai fortalecer cooperação entre países da maior floresta tropical do mundo.

O evento tem como objetivo a retomada das políticas públicas para a região amazônica; o fortalecimento da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA); a definição de uma posição comum pelos países em desenvolvimento que detêm reservas florestais; a construção de uma posição conjunta a ser levada à conferência do clima às Nações Unidas, a COP 28, nos Emirados Árabes, no período de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023 e ainda o início preparação  e mobilização para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (COP 30/ONU).

 

Além dos oito países foram convidados o Congo, a República Democrática do Congo e a Indonésia (países com florestas tropicais), São Vicente e Granadinas (país que ocupa a presidência da CELAC), a França (pela Guiana Francesa), a Alemanha e a Noruega (principais doadores do Fundo Amazônia), além do presidente da COP28 e de representantes de bancos de fomento, como IBGE, BID, NBD (Banco dos Brics), entre outros.

A programação da Cúpula da Amazônia prevê reuniões no dia 07, com ministros das Relações Exteriores e do Meio Ambiente dos oito países amazônicos; no dia 08, programação do evento com presidentes e representantes das nações; no dia 09, reunião ampliada e dia 10 e reunião com Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística – IBGE, com entidades de financiamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME