Ícone do site Febtur

Abertura do I Congresso Febtur leva comunicadores e autoridades de todo Brasil a Salvador

Participação do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior _Foto: João Ramid

Ascom Febtur

Com a presença de 112 jornalistas e comunicadores de turismo de 21 estados da Federação, começou nesta quinta e vai até sábado, 3, na Sala Mário Cravo da Casa do Comércio-Fecomércio, em Salvador, o I Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo.

No primeiro dia de evento, além da abertura oficial com autoridades e representantes de todas as entidades do trade baiano, o dia foi dedicado a palestras e debates sobre temas que dizem respeito à pauta do dia-a-dia do jornalista e comunicador de turismo. A Economia Criativa e o Turismo, Turismo Étnico, Inteligência Artificial, Turismo e Gastronomia, além da formação e criação de uma rede de comunicação de turismo entre os associados da Febtur.

A abertura do evento foi comandada pela própria presidente da Febtur Bahia, Heloísa Braga, que ressaltou a importância das parcerias que garantiram a realidade do Congresso. O presidente nacional, Gorgônio Loureiro, também agradeceu todos os parceiros e participantes, ressaltando o valor do jornalismo especializado em divulgação turística.

 Repercussão

“Sem vocês, nosso trabalho não chegaria na ponta”, disse o vice-governador Geraldo Júnior, ao afirmar que o Congresso será uma “caixa de ressonância reveladora da Bahia e dos baianos.”

Maurício Bacelar, secretário de Turismo baiano, ressaltou a vocação natural da Bahia para o turismo, desenvolvendo mais de 50 segmentos, com forte papel na geração de emprego e renda.

Já o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, pontuou a importância do turismo e do papel dos comunicadores. ” Vocês têm um papel muito importante ao contar nossas histórias; para além de patrimônio e belezas naturais, temos histórias de pessoas para contar”, pontuou.

Kelsor Fernandes, presidente da Fecomércio Bahia, parabenizou a coragem e determinação dos presidentes Gorgônio Loureiro e Heloísa Braga em organizar o evento. “Com muito orgulho recebemos o I Congresso Febtur neste edifício icônico de Salvador”, comentou.

Entre as demais autoridades presentes, Roberto Duran, presidente do Conselho de Turismo de Salvador, afirmou que o Congresso reforça a retomada do turismo pós-pandemia; o subsecretário de Turismo de São Paulo, Virgílio Carvalho, ressaltou a força do turismo na geração de renda e o papel da imprensa; a secretária de Turismo de Camaçari, Lúcia Cristiana Bacelar, falou sobre o acolhimento baiano aos congressistas; o gestor de Turismo de Belém, André Luiz Cunha, ressaltou a importância do evento, e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo do Rio Grande do Norte, deputado estadual Eduardo Luiz, acompanhado da prefeita e da secretária de Turismo de Baia Formosa, Camila Veras e Betta Leite, abriu as portas do estado para um novo evento da Febtur.

O primeiro dia do evento contou ainda com uma forte programação técnica, tratando de Economia Criativa, Afroturismo e comunicação sem fronteiras.

Fechando a programação de conteúdo técnico do Congresso, na sexta, pela manhã, haverá uma rodada de pequenas coletivas, quando os apoiadores do Congresso poderão conversar pessoalmente e individualmente com os jornalistas. Em seguida, haverá a reunião plenária onde os associados votarão sobre as próximas ações e eventos nacionais da Febtur.

As visitas vão continuar no sábado, com encerramento do Congresso no complexo hoteleiro de Costa de Sauipe.

Sair da versão mobile