Abertura do I Congresso Febtur leva comunicadores e autoridades de todo Brasil a Salvador

Ascom Febtur

Com a presença de 112 jornalistas e comunicadores de turismo de 21 estados da Federação, começou nesta quinta e vai até sábado, 3, na Sala Mário Cravo da Casa do Comércio-Fecomércio, em Salvador, o I Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo.

No primeiro dia de evento, além da abertura oficial com autoridades e representantes de todas as entidades do trade baiano, o dia foi dedicado a palestras e debates sobre temas que dizem respeito à pauta do dia-a-dia do jornalista e comunicador de turismo. A Economia Criativa e o Turismo, Turismo Étnico, Inteligência Artificial, Turismo e Gastronomia, além da formação e criação de uma rede de comunicação de turismo entre os associados da Febtur.

A abertura do evento foi comandada pela própria presidente da Febtur Bahia, Heloísa Braga, que ressaltou a importância das parcerias que garantiram a realidade do Congresso. O presidente nacional, Gorgônio Loureiro, também agradeceu todos os parceiros e participantes, ressaltando o valor do jornalismo especializado em divulgação turística.

 Repercussão

“Sem vocês, nosso trabalho não chegaria na ponta”, disse o vice-governador Geraldo Júnior, ao afirmar que o Congresso será uma “caixa de ressonância reveladora da Bahia e dos baianos.”

Maurício Bacelar, secretário de Turismo baiano, ressaltou a vocação natural da Bahia para o turismo, desenvolvendo mais de 50 segmentos, com forte papel na geração de emprego e renda.

Já o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, pontuou a importância do turismo e do papel dos comunicadores. ” Vocês têm um papel muito importante ao contar nossas histórias; para além de patrimônio e belezas naturais, temos histórias de pessoas para contar”, pontuou.

Kelsor Fernandes, presidente da Fecomércio Bahia, parabenizou a coragem e determinação dos presidentes Gorgônio Loureiro e Heloísa Braga em organizar o evento. “Com muito orgulho recebemos o I Congresso Febtur neste edifício icônico de Salvador”, comentou.

Entre as demais autoridades presentes, Roberto Duran, presidente do Conselho de Turismo de Salvador, afirmou que o Congresso reforça a retomada do turismo pós-pandemia; o subsecretário de Turismo de São Paulo, Virgílio Carvalho, ressaltou a força do turismo na geração de renda e o papel da imprensa; a secretária de Turismo de Camaçari, Lúcia Cristiana Bacelar, falou sobre o acolhimento baiano aos congressistas; o gestor de Turismo de Belém, André Luiz Cunha, ressaltou a importância do evento, e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo do Rio Grande do Norte, deputado estadual Eduardo Luiz, acompanhado da prefeita e da secretária de Turismo de Baia Formosa, Camila Veras e Betta Leite, abriu as portas do estado para um novo evento da Febtur.

O primeiro dia do evento contou ainda com uma forte programação técnica, tratando de Economia Criativa, Afroturismo e comunicação sem fronteiras.

Fechando a programação de conteúdo técnico do Congresso, na sexta, pela manhã, haverá uma rodada de pequenas coletivas, quando os apoiadores do Congresso poderão conversar pessoalmente e individualmente com os jornalistas. Em seguida, haverá a reunião plenária onde os associados votarão sobre as próximas ações e eventos nacionais da Febtur.

As visitas vão continuar no sábado, com encerramento do Congresso no complexo hoteleiro de Costa de Sauipe.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME