Daniel Akstein Batista
Melhores Destinos – Mais uma ótima notícia para quem gosta de passear de trem, de história e de ver belas paisagens. O primeiro trecho do ‘Trem Turístico da Revolução de 1932’ deve ser liberado para os turistas em dezembro deste ano.
A rota completa prevê 34,5 km de percurso entre Cruzeiro, interior de São Paulo, e Passa Quatro, em Minas Gerais. As obras de revitalização e reforma começaram em 2019 e o primeiro trecho a ser entregue este ano contempla um passeio de 6 quilômetros entre a Estação de Cruzeiro e a Estação Rufino de Almeida, zona rural da cidade, com uma Maria Fumaça. O projeto final está previsto para ser finalizado em 2024.
Arrumando os trilhos do trem turístico
A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável pelo projeto, afirmou que 4,5 km da ferrovia já foram restaurados.
Este tem sido mesmo o grande trabalho da ABPF, já que a estrada de ferro ficou sem uso por muitos anos. Muitos dos trilhos, inclusive, estavam enterrados por causa de outras obras, e os dormentes de madeira, estragados – cerca de 8 mil novos dormentes já foram instalados.
Veja também: Novo trem turístico do Rio a Minas Gerais está previsto para circular em fevereiro
O trajeto do trem turístico
O trajeto por onde o trem vai passar, entre Cruzeiro e Passa Quatro, está repleto de história – a ferrovia foi inaugurada por Dom Pedro II em 1884. E o nome dado ao trem, inclusive, não é à toa: o Túnel da Mantiqueira foi um dos pontos principais das lutas da batalha da Revolução Constitucionalista de 1932.
Com quase 1 km de extensão, aliás, o Túnel da Mantiqueira precisa passar por boas reformas. Abrir o trecho da Serra até o Túnel deve ser um dos mais complicados.
Passeio na Serra da Mantiqueira
É bom o turista não se confundir, pois já há um trem turístico que sai de Passa Quatro e que leva o nome de Trem da Serra da Mantiqueira. Quando o Trem Turístico da Revolução de 1932 entrar em ação, eles vão funcionar independentes, sem ligação entre si.