Novidade! Trem turístico entre São Paulo e Minas Gerais deve ser inaugurado em dezembro

Melhores Destinos – Mais uma ótima notícia para quem gosta de passear de trem, de história e de ver belas paisagens. O primeiro trecho do ‘Trem Turístico da Revolução de 1932’ deve ser liberado para os turistas em dezembro deste ano.

A rota completa prevê 34,5 km de percurso entre Cruzeiro, interior de São Paulo, e Passa Quatro, em Minas Gerais. As obras de revitalização e reforma começaram em 2019 e o primeiro trecho a ser entregue este ano contempla um passeio de 6 quilômetros entre a Estação de Cruzeiro e a Estação Rufino de Almeida, zona rural da cidade, com uma Maria Fumaça. O projeto final está previsto para ser finalizado em 2024.

Arrumando os trilhos do trem turístico

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável pelo projeto, afirmou que 4,5 km da ferrovia já foram restaurados.

Este tem sido mesmo o grande trabalho da ABPF, já que a estrada de ferro ficou sem uso por muitos anos. Muitos dos trilhos, inclusive, estavam enterrados por causa de outras obras, e os dormentes de madeira, estragados – cerca de 8 mil novos dormentes já foram instalados.

Veja também: Novo trem turístico do Rio a Minas Gerais está previsto para circular em fevereiro

Foto divulgação ABPF

O trajeto do trem turístico

O trajeto por onde o trem vai passar, entre Cruzeiro e Passa Quatro, está repleto de história – a ferrovia foi inaugurada por Dom Pedro II em 1884. E o nome dado ao trem, inclusive, não é à toa: o Túnel da Mantiqueira foi um dos pontos principais das lutas da batalha da Revolução Constitucionalista de 1932.

Com quase 1 km de extensão, aliás, o Túnel da Mantiqueira precisa passar por boas reformas. Abrir o trecho da Serra até o Túnel deve ser um dos mais complicados.

Passeio na Serra da Mantiqueira

É bom o turista não se confundir, pois já há um trem turístico que sai de Passa Quatro e que leva o nome de Trem da Serra da Mantiqueira. Quando o Trem Turístico da Revolução de 1932 entrar em ação, eles vão funcionar independentes, sem ligação entre si.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME