Belém, destino brasileiro contemplado pelo Programa Turismo Futuro Brasil.

Por Christina Hayne

 

 

Estação das Docas – ponto turístico da cidade de Belém

 Belém foi confirmada como um dos doze destinos que receberão consultoria especializada em turismo pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A escolha da capital paraense se deu em meio a uma seleção entre mais de 800 projetos enviados por meio do edital do “Programa Turismo Futuro Brasil”, que prevê a promoção de estratégias para consolidação de destinos com atrativos variados e estratégias de divulgação a estes destinos.

A consultoria em favor do turismo, conforme descrito no edital, é uma consequência da seleção de cidades que reuniram características contidas no conceito de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), cunhado pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGGITUR).

 

Sob esse viés, os 12 destinos contemplados possuem a responsabilidade de elaborar instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação de estratégias pensadas e projetadas para essa transformação. No próximo dia 04 de abril, será conhecida a empresa que ajudará às premiadas à elaboração de projetos.

No último dia 24 de março se deu a divulgação dos destinos premiados, cuja decisão contou com especialistas em turismo do Sebrae, de todas as regiões brasileiras, e técnicos do BID, que juntos definiram entre os projetos inscritos. Além de Belém, outros destinos foram contemplados, entre os quais, Pirenópolis (GO), Bonito (MS) Penedo (AL), São Luís (MA), Recife (PE), Novo Airão (AM), Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP), Paraty (RJ), Curitiba (PR)n e Bombinhas (SC).

Péricles Diniz Ferreira, assessor técnico do Sebrae Pará declarou não ter dúvidas sobre a importância da parceria firmada entre Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID para atender o edital, uma vez que promove alternativas para estimular a transformação de destinos já estruturados com potencial turístico a se tornar um Destino Turístico Inteligente.

“A expectativa para se trabalhar os 12 destinos contemplados pelo edital em questão é a melhor possível”, disse Péricles. Sobre Belém ele disse que a cidade possui vasto potencial e estrutura turística acessível e em crescimento e declarou: “para que Belém alcance o padrão de Destino Turístico Inteligente, basta que gestores públicos tenham vontade e aproveitem essa oportunidade atentando para os caminhos propostos pela consultoria”.

As próximas etapas incluem assessoria especializada e customizada (projetos específicos para as características de cada destino): elaboração, atualização ou aprimoramento de estratégia e instrumentos de planejamento para destinos turísticos inteligentes; delimitação de plano operacional para a implementação da estratégia desenhada; e apoio na implementação de até duas ações-chave para o fortalecimento e consolidação dessas estratégias durante o período de vigência do apoio.

A pandemia do COVID-19 trouxe impactos sem precedentes na economia mundial, afetando significativamente o setor turístico e todos os segmentos associados à sua cadeia de valor. Ao mesmo tempo, percebeu-se mudanças nos comportamentos e hábitos dos consumidores turísticos que também impactam na gestão dos destinos. Portanto, evidencia-se a urgência do estabelecimento de estratégias de reativação do setor turístico pensadas não apenas para o curto prazo, mas também considerando a premente necessidade – e oportunidade – de reconstrução dos modelos de desenvolvimento adotados, por meio de ações de médio e longo prazo.

Nesse novo contexto, o conceito de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), se apresenta como adequado para dar o suporte necessário a esse esforço de reconstrução setorial, na medida em que delimita um papel relevante para a transformação tecnológica no contexto do desenvolvimento estratégico e da consolidação de destinos turísticos.

E é nesse cenário em que se inseriu no presente edital parte da parceria estratégica estabelecida entre o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O edital é parte central da cooperação técnica BR-T1483, cujo objetivo é apoiar o fortalecimento e consolidação destinos turísticos no Brasil.

A escolha de Belém pelo Sebrae e BID para receber a consultoria especializada em turismo foi um reconhecimento para a cidade e para seus habitantes e reforça o momento de transformações que está previsto para a cidade que se prepara para sediar a Conferência de Alterações Climáticas da ONU (COP-30) em 2025. Belém é a única cidade brasileira candidata a sediar o evento global que vai impulsionar ainda mais o turismo na cidade. A previsão é que cerca de 50 mil pessoas de todo o mundo participem da COP 30.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressaltou que a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) vem trabalhando iniciativas construtivas e transformadoras para fazer do destino Belém uma “Cidade Sustentável e Inteligente”. Ele expressou sua alegria e orgulho com a escolha de sua cidade. Disse acreditar que a gestão municipal, que valoriza a arte, a cultura, o meio ambiente, a educação e a diversidade, contribuiu para o reconhecimento da cidade como destino turístico. “Belém é um destino turístico incrível e merece ser reconhecida e explorada por pessoas de todo o mundo”, ressaltou Edmilson.

Sobre Belém – A cidade é reconhecida pela sua beleza natural, com 39 ilhas, como Mosqueiro, que tem praias de água doce com ondas, e Cotijuba, que abriga 8 mil pessoas em um santuário da natureza. O Marajó, a maior ilha fluviomarítima do mundo, é maior que muitos países da Europa. Belém também tem praças belíssimas, como a Praça da República e a Praça Batista Campos, que já foram escolhidas as mais belas do Brasil. Além disso, a cidade é reconhecida pela sua gastronomia, que tornou Belém Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

A cidade abriga o Forte do Castelo, onde Belém começou há 407 anos

A capital paraense é uma cidade rica em história e cultura, situada na Amazônia, um dos locais mais comentados do mundo, com 20% de toda a água doce e 20% da flora planetária. A cidade abriga o Forte do Castelo, onde Belém começou há 407 anos, à beira da Baía do Guajará, de testa para a Feira do Açaí e para o Ver-o-Peso, uma espécie de porto da cultura amazônica, que é a maior feira a céu aberto da América Latina.

Ver-o-Peso em Belém

Além disso, a cidade é palco de algumas das maiores igrejas seculares da Cidade Velha, como o Carmo, Santo Alexandre e a Catedral, de onde até dá para sentir em março o que só acontece em outubro: o Círio de Nazaré, uma das maiores procissões religiosas do planeta, que atrai cerca de dois milhões de pessoas.

Círio de Nazaré em Belém.

Por Christina Hayne – Febtur Pará  (com apoio de informações e fotos da Agência Belém)

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME