Belemtur agora é secretaria municipal de Turismo

Mudança vai promover o desenvolvimento turístico

Belémtur agora é secretaria municipal de Turismo
Mudança vai promover o desenvolvimento turístico

Christina Hayne
DRT 1759/PA / Febtur Pará
Em 05 de fevereiro de 2023

 

Representantes do trade turístico em Belém, Solar da Beira.

Prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, servidores da Belemtur e representantes do trade turístico no Solar da Beira.

Criação da Secretaria Municipal de Turismo vai promover, fomentar, impulsionar e desenvolver o turismo em Belém. A cidade foi finalmente presenteada com a criação do órgão público representativo para o segmento turístico e esta iniciativa foi recebida com satisfação, uma vez que era pleiteada pelo trade que reúne representantes do setor, há cerca de vinte anos e, mais recentemente, por integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O Solar da Beira, que integra um dos equipamentos turísticos de Belém, o Complexo Ver o Peso, foi o cenário escolhido pelo prefeito municipal de Belém, Edmilson Rodrigues, para sancionar a lei de criação da Secretaria Municipal de Turismo, Belemtur, e oficializar André Cunha como secretário municipal de Turismo, no último dia 3 de fevereiro.

Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e o secretário de Turismo André Cunha, o 1º em 407 anos de Belém. Ato de assinatura da Lei nº 162 de 15 de dezembro de 2022, que cria a Secretaria Municipal de Turismo de Belém.

Ato de assinatura que sanciona Lei de criação da
Secretaria Municipal de Turismo.

O projeto de Lei n° 162/2022, que propôs a criação da Secretaria Municipal de Turismo em substituição a Coordenadoria de Turismo, foi enviado pela Prefeitura de Belém à Câmara Municipal de Belém (CMB) e aprovado pelo poder legislativo municipal em 15 de dezembro do ano passado e o ato de assinatura sancionando a lei nº 162, pelo prefeito Edmilson Rodrigues que reuniu em evento, autoridades e representantes do trade turístico foi realizado na última sexta feira,03.

Na data, confirmou-se também, o nome de André Cunha como o primeiro secretário de Turismo de Belém, no ano em que a ‘Cidade das Mangueiras” completa 407 anos.
Segundo o secretário municipal de Turismo, “a decisão política se deu mediante a necessidade urgente de promover projetos, melhorias e investimentos em favor do desenvolvimento turístico na capital paraense”. André Cunha declarou sentir-se honrado em assumir a missão.

André Cunha comentou que o trabalho para conduzir a mudança de uma coordenadoria para uma secretaria exigiu esforços de muitas mãos, servidores públicos, técnicos, turismólogos e outros profissionais. Ele fez referência e os devidos agradecimentos à equipe técnica da Belémtur que além de assumir as rotinas diárias de trabalho, ainda acumularam a missão para pensar a organização da secretaria municipal de Turismo, para que se tornasse uma realidade de fato.

Técnicos e servidores da Belémtur.
Rio de água passando por cima de Belém. Isso é Pará, Amazônia.
Um rio passando por cima de Belém. É a chuva dando oa ar da graça.
Entardecer às margens do rio Guamá
Complexo Ver o Peso, Belem e ao fundo (em branco) a Catedral da Sé.

“Belém vem se afirmando como destino turístico de destaque. Em 2021, o Ministério do Turismo (MTur) elegeu Belém e Alter do Chão (Santarém), como dois destinos brasileiros de referência para o turismo nacional e internacional”, relembrou Edimilson. Ele destacou que estava mais do que em tempo de promover essa mudança de status e de titularidade – de coordenadoria para secretaria-, pois somente desta forma será possível propor e encaminhar políticas públicas articuladas a fim de transformar para melhor o segmento e contribuir com a geração de trabalho, renda e com o desenvolvimento econômico de Belém.

Para o prefeito de Belém, “o momento de efetivação é adequado e necessário afinal o destino é um receptivo de eventos de negócios e outros grandes eventos”.  Ele lembrou sobre os esforços empreendidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que em viagem ao Egito, em novembro de 2022, por ocasião da participação a 27ª Conferência do Clima, da Organização das Nações Unidas (ONU), quando afirmou que irá trabalhar para que o Brasil seja o país realizador da 30ª Conferência do Clima da ONU, programada para 2025.

A proposta lançada pelo presidente Lula, sugerida pelo governador do Pará, Helder Barbalho e com a ciência do prefeito Edmilson Rodrigues para que o maior evento do mundo relacionado ao debate sobre as questões climáticas seja realizado em Belém, Pará, na Amazônia brasileira está aceito. No momento,segundo Edmilson, já se pensa na preparação da cidade para receber mais de 50 mil pessoas em 2025. “Os trabalhos para o cumprimento das etapas de organização e reunião da equipe estão iniciando”, declarou o prefeito.

Sebre a COP 30 –Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, o prefeito de Belém disse não ter dúvidas de que cidade será a capital mundial de debate sobre o clima em 2025. Sem perder tempo, reuniões entre representantes dos governos federal e estadual já estão em andamento, a exemplo da agenda propositiva realizada em Belém, que recentemente juntou além do prefeito Edmilson Rodrigues, o governador do estado, Helder barbalho e a ex ministra Mirian Belchior, que atualmente ocupa a secretaria executiva do Gabinete Civil da Presidencia da República.

Segundo o prefeito a COP 30 é uma realidade e às articulações estão em processo para definição quanto aos investimentos necessários; identificação dos pontos de gargalos para preparar a cidade para receber o evento global; definição de grupos de trabalho pela gestão municipal e planejamento do Plano Único de Trabalho. Edmilson lembrou que eventos dessa magnitude precisam de organização, profissionalismo, dinamismo e comprometimento.

Para garantir os investimentos necessários para realização do evento, de imediato presume-se um aporte financeiro na ordem de  2 bilhões de reais para estruturação de canais, avenidas, equipamentos turísticos, infra estrutura, organização do evento etc. O presidente Lula já acionou Morgan Day, do Banco Interamericano de Desenvolvimento para que a instituição se apresente na retaguarda da preparação de Belém para receber a COP 30.

Edmison Rodrigues citou alguns equipamentos que são prioridades para esta gestão municipal e garantiu que estarão prontos, até por que, segundo ele, recuperar e desenvolver Belém são decisões e iniciativas que estão na linha de frente do planejamento municipal da atual gestão. Destacou a etapa 2 do Porto Futuro, por exemplo, que inclui a reforma dos espaços de 12 galpões da CDP para fins culturais e gastronômicos. Ali será a extensão da abertura de janelas para o rio. Mais um equipamento turístico que será integrado ao corredor turístico de Belém, que percorre a orla do rio Guamá: do Ver-o Rio ao Portal da Amazônia.

Citou ainda a ampliação do Terminal Hidroviário, as reformas arquitetônicas a prédios históricos em Belém; a reforma adequação do Mercado de São Brás (que já foi licitado e uma empresa paraense fará a reforma e revitalização de todo o prédio); implantação do Programa Belém Inteligente – uma gestão integrada às novas possibilidades tecnológicas; a implantação do Boulevard da Gastronomia, um espaço em frente a Estação das Docas, na avenida Boulevard Castilho França.

O projeto de implantação do Boulevard da Gastronomia está avançando e no local já está em funcionamento o Espaço Cultural  Sesc Ver o Peso; restaurantes Point do Açai, Cervejaria Cabocla e o Café Santo. Outros casarões entrarão em reforma sob a mesma concepção e segundo Edmilson, um deles receberá a sede da Secretaria Municipal de Turismo, Belémtur.

Ao término do pronunciamento, o gestor municipal sugeriu reunião com o trade turístico em local a confirmar, no próximo dia 10 de fevereiro de 2023, a fim de ouvir a todos do segmento turístico para o envio de demandas , propostas e projetos para contribuição de organização da cidade para receber o evento mundial.

A reunião com representantes de segmentos da Indústria do Turismo  é essencial, o prefeito citou como exemplo a necessidade imediata de investimentos na rede hoteleira. Em levantamento prévio, Belém disponibiliza, atualmente, 14.322 leitos de hospedagem. Se considerar a Região Metropolitana – Ananindeua, Marituba, Benevide e Santa Bábara, esse quantitativo sobe para cerca de 20 mil leitos. Considerando ainda os municípios de Barcarena e Abaetetuba, ambos os destinos que poderão atender ao evento desde que lanchas rápidas garantam o transporte. Mas, ainda assim, será necessário ampliar o número de leitos. Além de investimentos privados, cruzeiros serão aportados para atender a hospedagem dos visitantes do evento. Certamente este é um gargalo que deverá ser sanado.

O turismo movimenta economia e precisa ter um ambiente favorável ao desenvolvimeto. A implantação da Secretaria Municipal de Turismo chegou em tempo para contribuir o avanço do setor. As parcerias, por exemplo, irão contribuir com a promoção de eventos de negócios de pequeno, médio e grande porte promovidos pelo setor privado e terceiro setor. “Vamos movimentar a cidade, trazer pessoas, estimular o turismo”, reafirmou Edmilson.

Ressaltou, ainda, o compromisso em manter o título que Belém conquistou em 2015, como “Cidade Criativa da Gastronomia”, concedido pela Unesco e mantido em 2019. Agora a  meta é trabalhar pela continuidade deste que representa a força da culinária e de talentos de belenenses que reinventam nos pratos os produtos e sabores da Amazônia e do Pará.

Em sequência, o deputado estadual Cássio Andrade, que assumiu recentemente a secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Pará, SEEL, destacou o histórico de compromisso com o setor do turismo e declarou não ser mais aceitável uma cidade com o potencial turístico de Belém não possuir uma secretaria municipal de Turismo. Segundo ele, há muito tempo se trabalha por essa mudança.“Secretaria de Turismo vai impulsionar economia e desenvolvimento para Belém, disse o secretário estadual da Seel, Cássio Andrade.

Cássio Andrade, Secretário de Esporte e Lazer do estado do Pará presente ao evento de criação da Secretaria de Turismo de Belém.

Autoridades presentes da direita para esquerda: secretária adjunta da Belemtur; Cássio Andrade, secretário de Esporte e Lazer do Governo do Pará (SEEL); prefeito Edmilson Rodrigues e esposa; secretário municipal de Turismo, André Cunga e deputado estadual Fábio Figueiras.

“Imaginar que Belém, em 407 anos de existência, não possuía uma secretaria municipal de Turismo e que durante vinte anos permaneceu como coordenadoria de Turismo, era no mínimo inaceitável. Há tempos trabalhamos por essa transformação, afinal, o status de coordenadoria não é adequado para promover o desenvolvimento turístico de uma capital”, ressaltou Cássio.

Secretário da Seel, Cássio Andrade, Solar da Beira.

Ele explicou que uma nomenclatura pode mudar muita coisa de forma positiva em uma gestão pública, a começar pelo atendimento a projetos; idealização e execução de programas; busca por captação de recursos junto aos governos federal e estadual e instituições financeiras a fim de promover o desenvolvimento. “Tudo muda, inclusive a possibilidade de parcerias com o terceiro setor e setor privado; relacionamento com outros municípios, estado e países para trabalhar o destino e a vinda de turistas para Belém. Agora, enfim, temos uma secretaria e já vamos preparar a cidade para receber em 2025 a COP 30, mas, antes, é preciso cumprir etapas para organização da “casa”, disse Cássio Andrade, que finalizou inofrmando que Belém e o Pará irão sediar grandes eventos também no segmento esportivo.

Também estiveram presentes ao ato de assinatura da Secretaria Municipal de Turismo de Belém – Belemtur,  além do secretário de Esporte e Lazer do Estado do Pará, Cássio Andrade, autoridades do executivo  municipal, Câmara Municipal de Belém (CMB) elegislativo estadual, respectivamente: secretários municipais; vereador de Belém Fabrício Gama; deputado estadual Fábio Figueiras e ainda  empreendedores, representantes do trade turístico local e servidores da Belémtur.

Entre os representantes do trade de Belém, o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Belém (Comtur), Joy Neves Colares; o vice presidente do Belém Convention Visitors Bureau, sr Orlando Largo Rodrigues e o gerente executivo Reverton André Lopes Ribeiro; Associação de Bares e Restaurantes/Pará (Abrasel), Bebel Lima; presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem – ABAV/PA, Edna Rocha; presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, Toni Santiago; presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo – ABBTur/PA, Deiziany Tavares da Costa; presidente do sindicato de Guias de Turismo do Pará, Singtur; turismóloga da Secretaria Estadual de Turismo do Pará – Núcleo de Planejamento e Articulação Técnica e Institucional – NATI/ Setur, Natascha Pena; presidente da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo no Pará- Febtur Pará, Christina Hayne; coordenadores da Belemtur; Influencer Digital, produtora de conteúdo e representante do Canal Elas pelo Brasil, Dani Filgueiras e demais.

Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Joy Colares, o pleito contínuo das entidades e o esforço da Prefeitura possibilitaram a mudança. “Pleiteamos essa Secretaria de Turismo, e agora foi feito. A promessa do prefeito foi cumprida”, declarou o presidente do Comtur.

Joy Colares destacou que as flores, os sabores, os odores locais são cada vez mais reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Esse reconhecimento é apenas um dos fatores pelos quais se faz tão necessária a implementação da Secretaria Municipal do Turismo, sob a manutenção do mesmo nome, Belemtur. Lembrou que Belém possui um Plano Municipal de Turismo que expressa à vontade dos munícipes a respeito da identidade de Belém e que é uma ferramenta indispensável para o fomento do turismo local.

Pres. do Comtup, Joy Colares.

Com a criação da Secretaria Municipal de Turismo, Belém escala outros patamares  no cenário do turismo nacional e internacional. No entendimento da Prefeitura, o turismo não deve ser uma moeda de troca em ajustes políticos e sim ser um setor da economia que agrega inúmeros serviços que contribuem com a geração de tabalho, emprego e renda e com a promoção em favor da arrecadação de impostos.

Para os membros dirigentes do Belém Convention & Visitors Bureau, a entidade, há anos possui uma relação harmoniosa com a então coordenadoria de Turismo e, esta parceria terá continuidade junto as iniciativas que estão por vir de ambos os lados. Segundo Reverton Ribeiro, Coordenador Operacional do CVB, o trabalho conjunto em cooperação com as pautas comuns serão de grande valia em favor do desenvolvimento do turismo de Belém.

“Entender o turismo e a vocação de Belém para o segmento de eventos e negócios é fundamental para aplicação de recursos em investimentos acertivos, de forma coerente, visando resultados práticos para os setores envolvidos. Com a perspectiva de Belém como sede a COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas,  certamente a Secretaria Municipal de Turismo terá papel relevante na organização deste que será, sem dúvida, o maior evento a ser realizado no norte do Brasil. A expertise do CVB irá certamente agregar em muito a este desafio que já foi abraçado pelo trade turístico de nossa cidade”, declarou o coordenador operacional do CVB.

Belém Convention e Visitors Bureau, entidade que reúne representantes do trade turistico e tem a honrosa missão de fomentar o turismo por meio da captação de eventos.

Vice presidente Belém e Gerente Operacional do Belém Convention e Visitors Bureau, respectivamente Orlando Rodrigues (centro) e Reverton Ribeiro (dir) e o presidente da ABIH Toni Santiago (esq). A entidade reúne representantes do trade turistico e tem a honrosa missão de fomentar o turismo por meio da captação de eventos.

No momento de  encerramento, Joacyr Rocha, presidente do Singtur em Belém, declamou poesia de sua autoria  denominada “Belém Meu Amor” homenageando a cidade que tanto lhe encanta.

 

Abrasel Pa, pres. Bebel Lima e Joacyr Rocha, pres, Singtur.

“BELÉM MEU AMOR”

Poema que homenageou os 400 anos de Belém, de autoria do poeta amante do turismo, Joacyr Rocha e músicado por Vicente Malheiros da Fonseca, em 2014.

Que ciúmes tenho de ti

Oh  Belém do meu Pará

Por deixares te abraçar

Pelo grande rio Guamá.

Quando aqui cheguei

Logo me apaixonei

Por tuas mangueiras

Pelo teu gostoso açai

Pelo teu jeito de morena faceira

E pelo teu cheiro de patchuli

Á tua frente Marajó

Grandiosa, imponente

Porém tu, Belém do Pará

Com teu calor envolvente

Não estás só

Porque este teu cantor

Também quer te abraçar.

Quando estou longe de ti ( longe de ti)

Não vejo a hora de voltar…

Oh¹ Meu Belém do meu Pará (do meu Pará)

Também quero te abraçar

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME