Evento Febtur Tocantins – Centro-Oeste marca início às ações de 2023

Jantar marca início oficial das atividades da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, Seccional Tocantins – Febtur

Por Marco Túlio Tavares

O compromisso com o desenvolvimento do turismo no Estado do Tocantins e em sua Capital, Palmas, foi reafirmado durante jantar de abertura oficial da agenda de atividades de 2023 e apresentação do balanço de ações de 2022 da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo no Tocantins e Centro-Oeste (Febtur-TO). O evento ocorreu no Hotel Girassol Plaza, na noite de quinta, 9, reunindo associados e convidados.

Parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para que seus alunos de jornalismo tenham a oportunidade de desenvolver produtos de comunicação específicos para o turismo, na prática, será uma das ações relevantes em 2023. Com o envolvimento da Professora Dra. Fátima Albuquerque e da Coordenadora do curso de Jornalismo, Professora Dra. Daniela Soares, a proposta é aproximar os alunos a este segmento.

A Presidente da Febtur-TO, Seleucia Fontes, ressaltou aos integrantes da entidade, ao Presidente da Agência de Turismo de Palmas e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Tom Lyra, e à colunista social e empresária Fátima Fernandes que os procedimentos para oficializar a parceria já estão em andamento.

“Enquanto eu estiver à frente das pastas as quais sou gestor, a Febtur poderá contar com a gente”.

Secretário Tom Lyra ressaltou a importância do jornalismo especializado em turismo - Foto Flávio Cavalera
Secretário Tom Lyra ressaltou a importância do jornalismo especializado em turismo – Foto Flávio Cavalera

Garantiu Lyra, antes de tecer grandes elogios à Presidente da entidade, que o assessorou durante sua atuação como secretário de Cultura e Turismo do Estado. “Tive o privilégio de trabalhar com a Seleucia, que foi uma grande mentora e orientadora, tanto na área do turismo quanto da cultural, pois domina como ninguém”, destacou. Ele exaltou também o trabalho dos profissionais de comunicação por serem o elo entre a comunidade e a gestão pública, ao produzirem informações de qualidade.

Jornalismo e turismo na UFT

A Professora Dra. Daniela Soares, Coordenadora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins, ao fazer um resumo do projeto a ser realizado entre a Febtur e a UFT demonstrou a importância da parceria.

“É preciso aproximar os alunos à realidade do mercado, para que tenham mais experiência e possam sair da academia ainda mais preparados”, afirmou.

Daniela Soares defendeu a aproximação dos estudantes com o mercado - Foto Marco Jacob
Daniela Soares defendeu a aproximação dos estudantes com o mercado – Foto Marco Jacob

A docente falou sobre a possibilidade da implantação de disciplina optativa especializada em turismo, com apoio da Febtur, já para o próximo semestre na Instituição, como forma de incentivar a temática aos futuros profissionais da comunicação.

Centro-Oeste

Entre as novidades, foi anunciada a ampliação do raio de atuação da Febtur Tocantins para os estados do Centro-Oeste e Distrito Federal, com o objetivo de colaborar com os associados da região na organização administrativa e captação de novos associados. A Diretoria do Mato Grosso já é conduzida pela jornalista Jociene Carla Bianchini.

Girassol Plaza

O Girassol Plaza abriu suas portas para a Febtur Tocantins e Centro-Oeste e mostrou seu projeto de reestruturação em parte de suas dependências e agenda de eventos. O empreendimento pertence a uma família pioneira na hotelaria da Capital tocantinense e foi o primeiro da cidade a alcançar o selo 4 ,5 Estrelas. A nova piscina já está em funcionamento e o hotel também irá ganhar um auditório para mais de 300 pessoas, SPA, restaurante kids, entre outras novidades.

Ilza Rocha, CEO do Girassol, ressalta a realização de eventos ao longo do ano, a começar pela comemoração do Dia da Mulher, em março. Será um chá da tarde especial com desfile de marcas sediadas na cidade. Já a inauguração oficial das obras de ampliação do hotel ocorrerá ainda no primeiro semestre.

Presenças

Jantar no Girassol Plaza reuniu comunicadores de turismo, empresários e o gestor da Agência de Turismo de Palmas - Foto Flávio Cavalera

Jantar no Girassol Plaza reuniu comunicadores de turismo, empresários e o gestor da Agência de Turismo de Palmas – Foto Flávio CavaleraTambém participaram do jantar, Raimundo Penaforte, vice-presidente da entidade no Tocantins, os fotógrafos Angélica Lima e Flávio Cavalera, os jornalistas associados Marco Tullio Tavares, a colunista social e empresária Jaciara Barros, Zuleide D`Angelo, Mariah Soares, Antônio das Neves e o publicitário Marco Jacob, Diretor de Comunicação da Febtur Nacional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME