Carta de Salvador

Em 5 de junho de 2023, a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo torna pública sua CARTA DE SALVADOR, resultado do I Congresso da Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, realizado em Salvador de 1 a 3 de junho do presente ano.

A causa mater da criação, em outubro de 2021, em Alter do Chão – Santarém (PA) da Febtur é a manutenção da democracia e o exercício livre da profissão do jornalista do segmento econômico de Turismo e Viagens.

Vivíamos uma pandemia global e, com ela, muitas mudanças, transformações de hábitos. Tivemos que nos reinventar. Novos companheiros chegaram, outros partiram, mas a resiliência e vontade de criar algo no que nos representasse persistiram.

A semente plantada em solos tapajônicos floresce. Em um ano e meio, a Febtur tem acolhido novos federados e nesta data congrega filiados nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Goiás, Rio de Janeiro, Tocantins, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Em nosso I Congresso resgatamos a legitimidade da criação de uma federação de profissionais que respeita o estado democrático de direito com a prevalência do respeito aos direitos fundamentais.  São princípios básicos inegociáveis da Febtur a ética, a transparência, o respeito e a modernidade.

Em nosso I Congresso, diante das profundas desigualdades sociais do país, a economia do turismo deve manter-se mais do que nunca a geradora de frentes de trabalho, renda e salário, e nós como jornalistas e comunicadores devemos primar no exercício social da comunicação, não falando de nós mesmos, mas colocando esses trabalhadores em evidência, devolvendo-lhes a autoestima, o amor próprio e a força para continuar.

Em nosso I Congresso decidimos ser uma Federação de profissionais capazes de nos reinventar, abertos à novas tecnologias como a Inteligência Artificial e seus subprodutos e nos modernizar e aperfeiçoar tornando essas ferramentas como aliadas e não inimigas.

Em nosso I Congresso realizado em Salvador, a cidade onde os matizes africanos se convergem com uma energia inexplicável, a força étnica, racial e cultural da primeira Capital do Brasil posicionaram-se e mostraram seu poder diante dos séculos de opressão, diante da indiferença fruto do racismo e do medo e que foi até pouco tempo reforçado por grandes veículos de comunicação, considerando tudo isso correto e inquestionável.

Nosso I Congresso foi um sucesso pleno de êxito e devemos isso ao apoio institucional dos Governos do Estado, do Município de Salvador e de empresas do nosso meio. Só nos resta retribuir.

A Febtur e seus congressistas saem de Salvador fortalecidos com esse poder que emana de seu povo e em nome desta pluralidade e diversidade como jornalistas e comunicadores, seremos seus embaixadores em outras partes do Brasil.

Gorgônio Loureiro,
Presidente da Febtur Naciona

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME