Conheça Manaus, portão de entrada para a Amazônia

 Por Redação e ManausCult

 Manaus, o Portão de Entrada para a Amazônia, é a capital do Amazonas e está encravada praticamente no meio da Amazônia brasileira, no maior estado do Brasil (1,5 milhão de km² com uma população estimada em mais de 3,8 milhões de habitantes – censo de 2014), uma metrópole moderna, com mais de 2,02 milhões de habitantes, de acordo com o censo de 2014. É uma cidade economicamente pujante, com um PIB que a coloca ocupando a 6ª posição entre as cidades mais ricas do Brasil.

 A cidade é dotada de belezas naturais incomparáveis e únicas, com atrativos naturais como o Encontro das Águas (Rio Negro e Solimões) e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé; parques urbanos, flora e fauna exuberantes em cenários inspiradores.

 O Centro Histórico conserva um casario com arquitetura do ciclo áureo da borracha, ocorrido no fim do século XIX e início do século XX e algumas edificações centenárias abrigam equipamentos turísticos e culturais que condicionaram Manaus a ser, naquela época, uma das cidades mais ricas do País.

 Possui vários sítios arqueológicos importantes, que ajudam a identificar a origem dos povos que habitaram a região há milhares de anos atrás, como pode ser apreciado no Museu da Cidade – MUMA, instalado em um antigo prédio com fachada neo clássica onde funcionou Prefeitura, sede do Governo Municipal.

 Fincado nos arredores da cidade está o Polo Industrial de Manaus (PIM), um dos mais importantes da América Latina, responsável pela grande geração de emprego e renda para a população local, com mais de 500 indústrias instaladas, todas com processos produtivos básicos (PPBs) obedecendo parâmetros para a sustentabilidade da produção dos seus bens de consumo.

 Além disso, a cidade oferece inúmeras opções para a prática do Turismo, Turismo de Natureza, Turismo de Experiência e Ecoturismo, hoje sendo um segmento importante e considerado uma matriz econômica alternativa para o desenvolvimento sustentável da cidade e do estado, além de grande gerador de empregos diretos e indiretos e renda.

 Vários roteiros turísticos podem ser realizados na cidade e a partir dela. Um dos carros-chefes é a Pesca Esportiva, tendo o tucunaré (peixe dos rios amazônicos) como principal atrativo para o segmento. Ainda, é possível se hospedar em um dos vários hotéis de florestas (mais de 100), que oferecem uma experiência e vivência únicas na maior floresta tropical do planeta.

 Navegar pelos rios da Amazônia é deslumbrar-se com pôr do Sol e amanhecer magníficos, que completam um cenário perfeito para contemplação da natureza, acomodados em barcos de cruzeiros, nas “gaiolas” (barcos regionais de transporte entre as cidades do interior do estado), em iates luxuosos ou em embarcações que oferecem roteiros de pernoite.

 No Centro Histórico da cidade pode-se usufruir de vários restaurantes que oferecem uma culinária variada, com pratos à base dos peixes típicos da região, como o tambaqui, pirarucu, tucunaré, jaraqui e pacu, dentre outros, com sabores diferenciados e preparados por Chefs que utilizam várias formas de apresentação e de preparo.

 Vale a pena um tour gastronômico pela cidade, para experimentar os diversos sabores dos temperos e das frutas regionais, como o cupuaçu, mari mari, tucumã, pupunha, sorva, dentre tantas outras.

 Manaus possui Centros de Convenções modernos e está inserida na rota internacional de grandes shows que se apresentam em espaços emblemáticos como o anfiteatro do Complexo Turístico da Ponta Negra, a Arena da Amazônia (estádio de futebol construído para abrigar jogos da Copa 2014 e Olimpíadas 2016) e no Sambódromo; há ainda eventos culturais locais de grande porte, como o #SOUMANAUS (que acontece no mês de Julho), o Boi Manaus, que é a celebração do aniversário da cidade, ocorrendo no mês de Outubro; e o Revéillon de Manaus.

 Novos empreendimentos hoteleiros oferecem acomodações em hotéis boutique, hotéis de charm, hostels e de categoria internacional no Centro de Manaus e nos seus arredores, oferecendo luxo, conforto, modernidade e qualidade.

 Em Manaus também estão instalados alguns empreendimentos hoteleiros de grandes redes nacionais e internacionais que possibilitam infraestrutura para os viajantes em viagens de negócios e lazer.

 Equipamentos turísticos modernos oferecem entretenimento e lazer, possibilitando ao visitante programação para vivenciar Manaus por cinco dias ou mais, como o ônibus turístico double deck – que realiza sightseens tours passeando pelo Teatro Amazonas, Palácio da Justiça, Palácios Rio Branco e Rio Negro, Ponte sobre o Rio Negro, Museu da Cidade, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Centro Cultural dos Povos da Amazônia, dentre outros.

 A imensidão dos rios que formam a grande bacia amazônica oportuniza a prática do Turismo náutico e do Turismo esportivo, encontrando em Manaus uma diversidade de opções para serem realizadas no Rio Negro, nos lagos e afluentes menores e no próprio Rio Solimões, como SUP, caiaque, ski, jet ski, as famosas “rabetas” (pequenas canoas acopladas com motores com longos cabos que possibilitam navegar em águas rasas), etc.

 A natureza foi prodigiosa com a cidade considerada a “Paris dos Trópicos” durante o Ciclo da Borracha.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME