O litoral do Rio Grande do Norte é lindo, repleto de história, de pessoas hospitaleiras, cores e sabores.

Poderia ser roteiro de filme: os baianos Fernanda Ellen Araújo de Sá e Lucas Benício Darian Farias conheceram-se em um aeroporto, trocaram contato e voltaram a se encontrar algumas vezes, até que Lucas resolveu passar uma temporada na Irlanda. Alguns anos depois, Fernanda foi encontrar-se com o “crush”, mas não se adaptou à rotina local e os dois voltaram juntos ao Brasil, decididos a abrir um negócio, uma barraca localizada na praia do Madeiro, em Timbau do Sul (RN).

Taí um bom lugar para começar a vida! O Madeiro é uma das belíssimas praias de uma região mais conhecida como… Pipa! Quem ama praia, com certeza já ouviu falar deste paraíso do Rio Grande do Norte, localizado naquela pontinha do mapa do Brasil, conhecido como “esquina” do continente. Um estado pequeno, mas que conta com nada menos que 410 km de litoral com uma característica fundamental: um Sol que brilha praticamente o ano inteiro.

Voltando à Praia do Madeiro, a vontade é ficar por ali mesmo, comendo ostras, pegando jacaré e, quem sabe, fazendo um passeio de catamarã para ver os golfinhos que são tão presentes na área que a parada próxima é chamada de Baía dos Golfinhos. Seguindo pela estrada, chega-se à praia principal de Pipa e, mais adiante a Praia do Amor. Mas os solteiros convictos devem ter cuidado, pois reza a lenda que pedidos de casamento feitos por ali são indissolúveis.

Praticamente todo o litoral de Pipa é agraciado com falésias – acidentes geográficos que formam uma encosta íngreme ou vertical, graças à ação dos ventos. Lindo de se ver, principalmente nas praticamente desertas praias de Cacimbinhas e Ponta do Pirambu, que contam com várias escadarias de acesso entre as falésias. Haja disposição, mas vale à pena!

Tibau do Sul traz mais surpresas. Tibau é nome indígena que significa “entre duas águas”. No caso, a Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico. Um dos passeios preferidos dos turistas é por esta laguna (lagoa só no nome!), um berçário natural para várias espécies, como caranguejos e ostras. O catamarã dá uma volta de 2 horas em um ambiente super animado, com forró ao vivo e parada em um banco de areia para um mergulho em águas “salobras”, não tão salgadas quanto no mar aberto e muito mornas. O desembarque do catamarã acontece na praia do Giz, que conta com várias barracas.

Tibau do Sul está localizada a 85 km de Natal, ao sul da capital potiguar. O acesso principal é pela BR-101 sentido João Pessoa. Do aeroporto de Natal, que fica em São Gonçalo do Amarante, são cerca de 100 km.

Outros paraísos

Fundada em 1599, às margens do Rio Potenji, no período natalino, a capital do Rio Grande do Norte é conhecida como Cidade do Sol. Mesmo no verão, as chuvas são rápidas e seguidas de um céu brilhante.

Há historiadores que defendem a tese de que o Brasil não foi ‘descoberto’ pelo litoral baiano, e sim pelo potiguar, que apresenta o menor trecho de travessia para a África. Oficialmente, a primeira expedição a alcançar estas terras contou com a participação de Américo Vespúcio e começou em maio de 1501, alcançando o Cabo de São Roque após 11 semanas de viagem. Entre 1633 e 1654, a região foi ocupada pelos holandeses e, neste período, Natal passou a ser chamada de Nova Amsterdã.

Natal é uma bela cidade praiana, sendo Ponta Negra a mais famosa e fotografada, graças ao Morro do Careca, com dunas de 100 metros de altura. Também vale uma visita ao Forte dos Reis Magos, cuja fundação é anterior à existência da própria cidade de Natal. Construído no lado direito da barra do rio Potengi, hoje próximo à bela Ponte Newton Navarro, o forte é tombado como patrimônio histórico nacional e está aberto à visitação.

Partindo dos hoteis de Natal é possível ir de transporte privado para qualquer ponto da cidade e até municípios vizinhos. Outra pedida é buscar uma operadora de turismo para facilitar o acesso a várias praias, de Sul ao Norte do Estado, já que é tudo razoavelmente próximo.

Outras praias de Natal a serem visitadas são a Praia dos Artistas, a Praia do Meio e a do Forte. Bem próximas à Capital estão Genipabu, município de Extremoz, distante 20 km, e Piranji do Norte (26 km), onde é possível visitar um cajueiro com mais de 8 mil metros quadrados de copa, e bem perto tem a praia e várias lojinhas.

Saiba mais:

Estado – Rio Grande do Norte

Como chegar – O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (grande Natal) recebe voos diários de três companhias aéreas. Por via terrestre, 1.095 km separam Salvador de Natal, via BR 101.

Agência de viagem – Potiguar Turismo (@potiguarturismo / www.potiguarturismo.com.br)

Hoteis – Em Natal, Hotel Senac Barreira Roxa (www.barreiraroxa.com.br); em Tibau do Sul, Resorte Marinas (www.resortmarinas.com.br/hotel)

Bares e restaurantes – Restaurante de Punaú Praia Hotel e Restaurante (www.punaupraiahotel.com.br); Portal de Maracajaú (www.portaldemaracajau.com.br); Barravento, na Praia de Cotovelo, na Praia do Madeiro/Pipa, Solar Casa da Praia (@solar.casadapraia)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME