Presidentes da Febtur Nacional e Bahia marcam presença no IV Fórum de Turismo de Camaçari

 Texto e imagens: Berna Farias

 As praias esplendorosas da Costa de Camaçari, que se estendem por 42 km de puro deleite, levaram a mais uma importante conquista para o turismo baiano: o município figura em oitavo lugar entre os mais buscados pelos turistas na plataforma de hospedagens AirBnb, no Brasil. A revelação foi feita durante o IV Fórum de Turismo de Camaçari.

 O evento movimentou a Cidade do Saber na quinta-feira, 1 de dezembro, com mostra reunindo talentos de artesãos de Camaçari e localidades como Barra do Jacuípe, Guarajuba, entre outras, show musical com o cantor performático Paulo Carrilho e palestras no teatro do local – o segundo maior do estado, de acordo com a secretária municipal do Turismo, Cristiane Bacelar.

 “Considerar a pandemia de Covid-19 como uma página virada para o turismo é essencial agora. É preciso trazer esperança e nossa gestão trabalha unida para isso porque o turismo precisa de união, de estrutura, e contamos com a parceria do Banco do Nordeste”, destacou.

 A subsecretária de Turismo, Lúcia Bichara, realçou a importância do Fórum, apenas uma das muitas ações que vêm sendo realizadas para o fortalecimento da atividade. “Inovação, conhecimento e capacitação é o nosso objetivo. O turismo nunca vai morrer e não pode ser virtual, porque as pessoas querem viver a experiência”.

 Bichara ressaltou o papel da gestão do ex-prefeito e atual vice-prefeito José Eudoro Tude, que criou a secretaria municipal de Turismo, e do prefeito Elinaldo Silva, que fortaleceu a atividade. “Hoje somos o 8º destino mais buscado na AirBnb no Brasil, estamos avançando e ainda não fizemos nem metade do que pretendemos”, afirmou.

 A força do segmento do turismo foi igualmente ressaltada pelo secretário estadual, Maurício Bacelar. “O turismo responde por 10% dos empregos gerados. Para se ter uma ideia da força que isso representa, perdemos 19 mil postos de trabalho durante a pandemia e já recuperamos 20 mil postos”.

 O presidente nacional da Federação de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), Gorgônio Loureiro, e a presidente da Febtur-Bahia, Heloísa Braga, também compareceram ao evento. “Não adianta o tema turismo fazer parte apenas dos discursos de campanha. É preciso que isso se transforme em prática e isso pode acontecer mais rapidamente com os políticos participando de eventos que tratem da atividade do turismo e suas consequências positivas”, disse Loureiro.

 Para Heloísa, o IV Fórum de Turismo foi “uma manhã de reflexões oportunas para a missão que é tornar Camaçari um destino preparado e qualificado para o turismo”.

Os participantes do IV Fórum de Turismo de Camaçari reunidos no palco ao final do evento

 Encantadores

 O superintendente estadual, Diego Rocha Batista, e o gerente local do Banco do Nordeste, Tedson de Jesus Neiva, explanaram as ações da instituição para o desenvolvimento do Turismo na Bahia e em Camaçari. O crédito, segundo Batista, é extremamente relevante, mas os atores é que fazem o diferencial.

 Na mesma linha seguiu o escritor, palestrante e consultor Sérgio Almeida, na sua palestra Clientologia na Veia. “Precisamos ser e ensinar as pessoas a serem extraordinárias. Esqueçam o atendimento normal: essencial é encantar o turista. Ele não quer ter uma experiência normal, quer ter uma experiência extraordinária, ele quer ser encantado”.

 Na sequência, quem encantou o público do IV Fórum de Turismo foi o cantor Ninha, da Timbalada, que já passou por outros grupos como Olodum. Ninha, ou Carlos Augusto Rodrigues de Brito, falou de seu caso de amor com Camaçari na qualidade de morador da localidade de Vila de Abrantes, onde vive há 28 anos e criou os quatro filhos. “Conheço o mundo todo, mas a minha Barcelona é Camaçari. A orla de Camaçari é minha Miami Beach”.

 Depois de uma “palhinha” do cantor Ninha, o público foi novamente encantado pela performance do também cantor Paulo Carrilho e grupo de dançarinos no show “Aldeia”. No repertório, músicas de Clara Nunes e do grupo cachoeirano Os Tincoãs, com temática religiosa de matriz africana, marcada pela bela atuação dos bailarinos.

Essencial é encantar o turista, defendeu o palestrante Sérgio Almeida

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME