Aliança Francesa realiza evento internacional simultâneo e promove em Belém “A Noite das Ideias”.

Por Christina Hayne / DRT 1759/ PA

Em 23.03.2023

Centro cultural promove evento Noite das Ideias.
Aliança Francesa – Belém, Pará, Brasil

“La Nuit Des Idees. Plus?”

“A Noite das Ideias”, evento internacional simultâneo que tem início em 30 de março do corrente ano, idealizado e promovido pela Aliança Francesa, ora presidido, em Belém, por Sabine Reneé Giraud Galvão, traz à população belenense uma programação repleta de momentos de reflexão acerca de projetos sustentáveis sobre a gastronomia e meio ambiente; relações de consumo, aproveitamento dos alimentos e imersões culturais.

O evento acontece no ano em que Aliança Francesa de Belém completa 53 anos de atividade integrando a sociedade paraense, sempre se apresentando como um equipamento estimulador de pensamentos e ideias, acerca do mundo globalizado que precisa de referências integradoras, inovadoras, positivas, sustentáveis e inteligentes.

A programação desenvolvida pela Aliança Francesa proporciona um importante e atraente momento iluminista e convida instituições culturais e educacionais da França, do Brasil e do mundo a celebrarem, em uma mesma noite, diferentes campos do pensamento, das artes, das ciências e da sociedade civil.

As versões do evento internacional acontecem em vários países e no Brasil, em Belém, o evento destaca o tema “MAIS projetos sustentáveis gastronômicos”, com uma programação aberta ao público gratuitamente, que acontecerá em equipamentos turísticos da cidade, entre os quais, o teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência; o Solar da Beira, localizado no centro do Mercado Ver-o-Peso e o espaço da Aliança Francesa.

A temática ampla possibilita uma abordagem diversa e múltipla. No Pará, a programação propõe um novo pensar sobre os modelos de consumo e produção e momentos que promovem a reflexão acerca dos impactos ambientais, da gastronomia sustentável e de uma sociedade mais consciente e inovadora, sugerindo um olhar integrador e mudanças de hábito para melhor.

Segundo Justine Delefortrie, diretora executiva da Aliança Francesa, em Belém, o centro cultural é um espaço de difusão da língua francesa que possui a missão de promover o ensino aprendizado em formato inovador, que prima pelo engajamento sócio cultural. O centro cultural, segundo Justine, encontra-se de portas abertas à muitas programações reflexivas e a este evento internacional, por exemplo, faz-se um convite a temas específicos que sugerem uma imersão interativa, lúdica e agradável por parte de quem participa.

A programação propõe cruzamento de sensações. Na abertura oficial, que acontece no espaço do teatro Gasômetro do Parque da Residência, em 30 de março, às 19h, os participantes terão um encontro marcado com a arte onde música e gastronomia se misturam.

Um encontro de experiências marcará o início da “Noite das Ideias. Uma mesa redonda reunirá convidados a debater o tema gastronomia sustentável e promoção da responsabilidade com o meio ambiente. “Um evento onde as pessoas terão acesso a informações e orientações sobre o consumo inteligente”, disse Justine Delefortrie.

Integram à mesa redonda o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém – Codem, Lélio Costa, que se empenha em dar continuidade ao título concedido pela Unesco, que chancelou Belém como “Cidade Criativa da Gastronomia” e a referendou com o selo que liga a capital paraense ao conjunto de cidades mundiais que buscam o desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo; Suzane Rebelo,  gestora e co fundadora do Toró, Gastronomia Sustentável e Benedita da Silva Barros, mestre em Direito pela Universidade da Amazônia e doutora em Biodiversidade e Biotecnologia, atualmente está como analista em Ciência e Tecnologia – Museu Emílio Goeldi. Para conduzir à Mesa, a jornalista Vanessa Vasconcelos, diretora da TV Cultura – Fundação de Telecomunicações do Estado do Pará / Funtelpa. Vanessa Vasconcelos também é âncora do programa Sem Censura da TV Cultura.

O evento de abertura prossegue com a proposta de promoção e integração entre as culturas franco- brasileira em meio a um momento lúdico, proporcionado por uma experiência musical e gastronômica, exclusivo da Noite das Ideias 2023. Destaque para a peça inédita escrita e enviada pelo compositor Pierre Thilloy que pauta o concerto musical que reúne o quarteto de cordas, integrantes da Orquestra sinfônica do Teatro da Paz (OSTP). Eles se apresentam logo após à mesa redonda e fazem um convite ao público a fomentar o pensamento crítico por meio da junção de música e arte.

O concerto musical         proporciona um tom de harmonização com ideia de sustentabilidade, os presentes a Noite das Ideias irão saborear espumantes Chandon Blanc de Noir e experimentar criações degustativas do chefe de cozinha Wagner Vieira que proporcionará uma imersão gastronômica inovadora, criativa e sustentável por meio do prato denominado “Delícias do passado, descobertas do presente”. O protagonismo do cardápio fica por conta da batata tipo Ariá (raiz tuberosa). *Vide abaixo.

No dia 31, programação avança com o lançamento da exposição fotográfica “Sous La Peau”- (“Sob a Pele”), para convidados, na segunda plataforma do Solar da Beira, no centro do Ver o Peso. O local será palco das obras da artista francesa fotógrafa de culinária, Pauline Daniel. A referida exposição estará aberta ao público em geral a partir de 01 a 30 de abril do corrente ano: de segunda a sexta feiras, de 8h às 17h e aos fins de semana, de 8h às 14h. A entrada é gratuita.

“Sob a Pele”, reúne 20 fotografias de Pauline, incluindo frutas típicas brasileiras e mostra uma nova perspectiva desses produtos. A exposição é um convite à reflexão sobre o tema do desperdício de alimentos e sobre a chance de às aparências serem enganosas, levando ao descarte de algo que ainda está apto para ser consumido.

Em 01 de abril, o evento projeta atividades em meio aos espaços interno e externo da Aliança Francesa de Belém, de 9h às 15h direcionadas aos alunos da Aliança Francesa e ao público visitante. No formato de feira, trabalhadores do segmento da agricultura familiar estarão presentes para falar sobre a perspectiva por trás da produção dos alimentos, agregando ao projeto ao demonstrar uma realidade muito presente na vida da sociedade.

A programação inclui ainda apresentações e oficinas; momentos voltados para contação de histórias; jogos para adultos e crianças;  novos conhecimentos a partir da arte, do contato com o museu virtual e visitas em realidade virtual, por fim, o contato continuado com a língua francesa durante todo o evento.

O evento a Noite das ideias é uma realização Aliança Francesa de Belém, Embaixada da França no Brasil e Institut Français e conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Pará – Secult; a Prefeitura Municipal de Belém por meio da Fundação Municipal de Cultura – Fumbel/PMB e Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém – Codem /PMB; o Teatro da Paz ; Chandon Brasil; Mercure Hotel; e a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo- Febtur/PA.

 

 

 

Nome do prato:  Canapé Tupi

Chef Wagner Vieira

Etapa 1 – Apresentação dos Ingredientes:

Ariá (raiz tuberosa) – do Tupi Ari’a Taioba (folha)

– do Tupi Tayoba Capeba (folha)

– do Tupi Capeua Beiju

– do Tupi mbe’yu

Pupunha

Cachaça de jambu

Azeite de Castanha-do-pará

Sal

 

RELEASE: Evento “A Noite das Ideias”,

Aliança Francesa (53 anos) – é uma associação independente sem fins lucrativos e possui a missão maior de promover a língua francesa e a integração cultural.

Localização: Travessa Rui Barbosa, 1851 – Batista Campos Belém – Pará

 

Sugestão de entrevistados:

Aliança Francesa de Belém

  • Justine Delefortrie – Diretora Executiva (91) 98443-3572 –

[email protected]

  • Sabine Reneé Giraud – Presidente Aliança Francesa de Belém –Galvão
  • Suzane Rabelo – Gestora e co fundadora do Toró, Gastronomia Sustentável. Geóloga e doutoranda em Biodiversidade e Conservação (Rede Bionorte/ MPEG/ Ufpa); autora do projeto selecionado pelo Edital da Cultura Alimentar – Lei Aldir Blanc – PA , intitulado por: Cultivando a BICA – Biodiversidade Comestível da Amazônia.
  • Pierre Thilloy, compositor francês
  • Wagner Vieira – chef de gastronomia

 

Contato: Assessoria de Imprensa – Febtur-PA

Christina Hayne

91 983343379

[email protected]

 

 

Parceiros do evento Noite de Ideias 2023

Realização:

Aliança Francesa de Belém

Embaixada da França no Brasil

Institut Français

Apoio:

Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém – Codem (PMB)

Fundação Municipal de Cultura – Fumbel / Prefeitura Municipal de Belém/ PMB

Prefeitura Municipal de Belém / PMB

Secretaria de Cultura do Estado do Pará – Secult

Teatro da Paz

Mercure Hotel

Chandon

Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo- Febtur/PA

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME