“Entrevista ministro do Turismo Celso Sabino: “Mudanças vão reordenar o planeta”, declarou.

Entrevista Ministro do Turismo Celso Sabino

Por Christina Hayne (Febtur Pará / DRT 1759)

“Mudanças que vão reordenar o planeta”, declarou Celso Sabino, ministro do Turismo.

Equipe da Febtur Pará entrevista o novo ministro do Turismo, o paraense Celso Sabino do União Brasil. Segundo ele, as metas do Ministérios do Turismo-MTUR passam pela ampliação da visibilidade dos destinos emblemáticos do Brasil e a consolidação de novas rotas, de atrativos turísticos, mas também, promoção, com desenvolvimento de infra estrutura para que o Brasil possa ser amplamente visitado não só por turistas estrangeiros como por turistas no âmbito doméstico. “Nosso foco é o turismo sustentável aliado a preservação ambiental”, destacou Celso Sabino.

 

  • Ministro Celso Sabino: fale sobre a importância do evento ‘Diálogos da Amazônia’ e a ‘Cúpula da Amazônia’, eventos estes realizados em Belém, no período de 04 a 09 de agosto de 2023, que antecedem o maior evento global que irá debater os problemas climáticos e as mudanças necessárias para mudanças de conceitos da realidade e do grau de engajamento mundial acerca da preservação ambiental, COP 30, em novembro 2025. Quais são as expectativas a partir do cargo recentemente empossado como ministro do Turismo e a Amazônia nesse contexto daqui pra frente (CH).

         CS- Os eventos Diálogos da Amazônia a ser seguido pela Cúpula da Amazônia marcam os preparativos da realização da COP 30 aqui em Belém, em 2025. Eventos importantes, reunindo chefes de estado, povos originários, comunidades tradicionais, representantes de todos os países que fazem parte da Amazônia Legal, da sociedade. Uma prévia positiva para o evento global que vai acontecer em Belém, Pará, Amazônia.

Estamos nos preparando não só para receber as pessoas, ou para organizar um evento. Vamos receber visitantes representantes de todos os países do mundo para tratar de assuntos de interesse da população mundial. Estamos nos organizando para mudar conceitos; preparando para frear as causas climáticas e transformar o planeta. Estamos buscando uma mudanças de modelos através de proposições de alternativas para proteção ao meio ambiente, mudança de matriz energética e busca por utilização definitiva de energias renováveis.

  • Teremos um olhar diferente para Amazônia e para as novas possibilidades turísticas? (CH).

         (CS) – O Brasil inteiro possui grandes emblemas turísticos como as cidades Brasília, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e outros destinos que já possuem um significado mundialmente conhecido. Agora o foco do Ministério do Turismo será a ampliação desses destinos que já são emblemas nacionais mas também a apresentação de novas rotas e atrativos turísticos, mas também, promoção, o desenvolvimento de infra estrutura para que o Brasil possa ser amplamente visitado não só por turistas estrangeiros como por turistas no âmbito doméstico. Nosso foco é o olhar para o turismo sustentável.

E aqui na Amazônia, falando da COP 30 a partir dos eventos Diálogos da Amazônia e a Cúpula da Amazônia temos a perspectiva de desenvolver o ecoturismo sustentável, uma palavra que foi incluída recentemente nesse braço do turismo. Falar de ecoturismo sustentável significa promover o turismo a partir de roteiros que o mundo todo quer conhecer na floresta Amazônica (por exemplo), desde que sejam locais preservados e com respeito ao meio ambiente, onde a energia seja de base renovável, lugares onde existam combustíveis renováveis e habitações e veículos que tenham tratamento adequado dos resíduos líquidos e sólidos e nós queremos e vamos contribuir para alcançar esses resultados. Vamos fazer isso!

  • Novidades do Fungetur para a COP 30?

         CS – Ampliamos o Fungetur, a quantidade de recursos disponíveis, limite para financiamentos, prazos de pagamento e de carência. Certamente o Fungetur será uma importante ferramenta para movimentar e desenvolver o setor privado a exemplo dos segmentos de hotéis, bares, restaurantes e todos os demais.

  • Ministro Celso, o presidente Lula passou alguma orientação relacionada a pasta do turismo? (CH).

         (CS)- Trabalhar de forma unida, integrada, transversal e sistêmico, priorizando a busca pelo desenvolvimento sustentável, justo e com base na preservação ambiental. Trabalhar conjuntamente com os ministérios de Meio Ambiente, Turismo, de Desenvolvimento Regional e das Cidades, Secretaria do Patrimônio da União, Incra entre outros. Um grande grupo de trabalho e a participação essencial da sociedade. Contamos também com a imprensa. Precisamos de vocês, disse o novo ministro do Turismo.

 

 

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME