Febtur São Paulo realiza ação macro de visitações a autoridades e posse de novos dirigentes

 Por Ivan Leyraud

 O presidente da Febtur São Paulo, Ivan Leyraud, recebeu, no dia 25 de abril, a visita de Gorgônio Loureiro, presidente nacional da entidade, para uma série de atividades institucionais voltadas à valorização do turismo e da marca Febtur.
Ambos, em Comitiva, realizaram um périplo.

 Convention and Visitors Bureau

 As atividades tiveram início às 11 horas, com visita ao presidente Executivo do São Paulo Convention and Visitors Bureau, Toni Sando, em seu Gabinete, quando Ivan Leyraud e Gorgônio Loureiro outorgaram o Certificado de Sócio Benemérito da Febtur SP, pelos seus 15 anos de efetiva prestação de serviços à população paulistana.

 O representantes da Febtur fecharam importante parceria com o Convention Bureau, para realização do Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo do Estado de São Paulo, em São José dos Campos, com visitas técnicas extensivas a Campos do Jordão e região da Mantiqueira (Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí), Litoral Norte (Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela), Médio Vale (Taubaté com seu Sítio do Pica-pau Amarelo e o Hotel Mazzaropi) e Vale da Fé, compreendendo (Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista).
Consolidada a parceria, a Comitiva foi almoçar na Alesp.

Comitiva da Febtur/SP e o presidente nacional homenageiam o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, através de seu Chefe de Gabinete, Marcelo Augusto Petrim

 Parlamento paulista 

 Após o almoço, às 17 horas, Ivan Leyraud e Gorgônio Loureiro visitaram o Gabinete do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Deputado André do Prado, convidando-o para a solenidade de abertura do I Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, dia 1º de junho de 2023, em Salvador, entregando-lhe, através de seu Chefe de Gabinete, o Certificado de Sócio Benemérito da Febtur/SP, em agradecimento à criação, pelo Presidente, da Comissão Parlamentar em Defesa do Turismo, solicitação de 2022, da Federação. O Deputado estava no Plenário.

 Novos vice-presidentes

 Em sala especial do Nikkey Palace Hotel, antes da Solenidade de Posse e do Jantar Comemorativo, os presidentes Ivan Leyraud (SP) e Gorgônio Loureiro (BR) abriram a reunião para apresentação e discussão dos fundamentos democráticos que norteiam a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo e suas afiliadas.

 Concederam entrevista live à ADH Brasil, para o programa “Turismo em Debate”, comandado pelo vice-presidente da Regional Vale do Paraíba da Febtur/SP, Hamilton Néri. Ambos explicaram com detalhes o projeto em curso do presidente Ivan Leyraud, que trata do cumprimento do Artigo 180 da Constituição Federal, explicitando que o Turismo tem que ser tratado como uma atribuição de Estado e nunca de uma equipe de Governo.

 Ivan pormenorizou que “o Turismo, como determina a Constituição, tem que ser tratado como verba constitucional, verba ‘carimbada’, como a da Saúde e da Educação. Tem que estar definida na LOA – Lei Orçamentária Anual de todos os entes federativos (Municípios, Estados, Distrito Federal e União), com a fixação de percentual do Orçamento para o desenvolvimento do Turismo, através de Lei Complementar.”

 Outra grande contribuição para o debate intramuros da Febtur, que veio reforçar o discurso convincente do presidente Gorgônio foi a manifestação do vice-presidente de Jornalismo de Turismo Diário, Paulo Atzingen, inclusive publicado no day after da Reunião, assim expressado por ele:

 “A participação do Diário do Turismo e o ingresso de seu editor, Paulo Atzingen, a essa entidade se dão pelos objetivos claros expressos no estatuto, entre eles, “valorizar e qualificar a comunicação especializada em Turismo, mediante parcerias; zelar e propugnar pelo livre direito de informação e expressão; zelar pela ética jornalística e defender a liberdade de imprensa; promover iniciativas e atividades que resgatem a memória da divulgação turística nacional, entre outros objetivos.”

 Outra importante contribuição veio de Lígia Alem Marcondes, vice-presidente de Revistas de Turismo da Febtur/SP, que tratou de criticar a ausência de números no Turismo, que traz imobilidade nas ações e prejudica planejamentos, reivindicação imediatamente incorporada pela Febtur, e posteriormente repassada ao Secretário Estadual de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, no sentido de que a Setur providencie Pesquisas e Estatísticas que auxiliem as ações dos atores do Turismo.

 Secretário estadual 

 Roberto de Lucena, Secretário Estadual de Turismo do Estado de São Paulo, por ter desmarcado audiência na Setur, foi prestigiar os febturianos paulistas no Nikkey Palace Hotel  e ministrou excelente palestra sobre a Setur na sua gestão anterior e sobre planos e realizações para esta nova gestão, ressaltando que o Governador Tarcísio, assim como ele, acredita no Turismo como uma alavanca para o desenvolvimento do Estado e dos municípios paulistas.

 Aproveitamos para agradecer à nossa, em breve, vice-presidente de Assuntos Governamentais, Rita Minami, pela participação do Secretário Lucena graças a sua intervenção, pela parceria que o Secretário propôs envolvendo as duas instituições, para a realização de cafés da manhã de trabalho e prestação de contas, a cada dois meses, em seu Gabinete na Setur.
Muito tranquilo, ponderado e elegante, Lucena respondeu todas as perguntas que lhe foram endereçadas, conquistando alegria e adesão aos seus propósitos de todos os presentes.

 O Presidente Ivan Leyraud aproveitou e já deixou agendado o Primeiro Café Amigo de Trabalho para o mês de junho de 2023.

 A vice-presidente de Assuntos Governamentais, Rita Minami, também agendou com o Presidente Ivan, para o dia 8 de maio de 2023, uma gravação no Setur para um canal de televisão.

Ivan Leyraud (SP) e Gorgônio Loureiro (BR) recebem o Secretário Estadual de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, no Nikkey Palace Hotel e Restaurante

 Jantar de posse

 Durante o delicioso jantar temático de culinária japonesa oferecido pelo casal Celina & Carlos Ikezaki, no Restaurante do Nikkey Palace Hotel, foram empossados os vices-presidentes: Jorge Duarte, VP de Relações com os Conselhos Municipais de Turismo; Anna Denzz, VP de Jornalismo Social; Paulo Atzingen, VP de Jornalismo de Turismo Diário; Cláudio Lacerda Oliva, VP de Comunicação; Lígia Alem Marcondes, VP de Revistas de Turismo; Patrícia Belli, VP de Jornalismo e Desenvolvimento do Turismo Condominial; Clemencia Leyraud, VP de Turismo de Agenciamento de Viagens e Excursões; Paulo Marques, VP de Relações e Impressão de Guias de Turismo; Lana Regina Camargo, VP de Relações Comunitárias, e Amanda Leonel, VP de Publicações Especializadas em Turismo.

 Efetivamente, foi um dia muito produtivo para a Febtur, com a adesão de oito novos associados em São Paulo, nomeação de dez vice-presidentes e perspectiva de adesão e nomeação de mais quatro novos vice-presidentes, em futuro próximo.

 O Presidente Ivan Leyraud delegou ao vice-presidente de Comunicação da Febtur São Paulo, Cláudio Oliva, a elaboração da “Carta da Liberdade”, que contempla os novos pilares extraídos da Reunião Ordinária e democrática que ocorreu na Sala Especial do Nikkey Palace Hotel e Restaurante, antes da Solenidade de posse e do jantar temático comemorativo.

 E, para finalizar, tudo aconteceu no dia 25 de abril de 2023, dia comemorativo da Revolução dos Cravos, em Portugal, que em 1974 depôs o Ditador Salazarista, Marcelo Caetano e implantou uma Democracia!

 (Ivan Leyrayd é Presidente da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo do Estado de São Paulo, Diretor Financeiro da Febtur Nacional e, em breve, estará inaugurando o Noma Sushi Restaurante Faria Lima, em frente ao prédio do Google).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME