Paraná: Vila Velha e cachoeiras estão entre os belos atrativos de Ponta Grossa

Texto e fotos: Seleucia Fontes

 Famoso por seu distrito industrial, pela agropecuária e pelas universidades, Ponta Grossa também é conhecida por abrigar o Parque Estadual de Vila Velha. Mas não apenas! O quarto maior município do Paraná em população, com cerca de 400 mil habitantes, e distante apenas 114 km de Curitiba, tem muito mais a revelar.

 História

 A trajetória de Ponta Grossa revela suas vocações. Apesar da fundação oficial data de 1823, tropeiros já circulavam pela região por volta de 1700, quando também começaram a surgir as primeiras fazendas por toda a região conhecida como Campos Gerais do Paraná, que reúne 12 municípios.

 Como em outras povoações, tudo começou com uma capela, mas o local de construção provocou disputa entre os fazendeiros, que de forma messiânica resolveram soltar um casal de pombos para ver onde eles pousariam. Já o nome seria referência a uma grande colina coberta por um capão de mato e visível a grande distância, que passou a ser conhecido como “Capão da Ponta Grossa”.

 No século 19, a cidade já era um importante centro comercial, graças à sua ligação com outras regiões pela malha ferroviária. A estação, que recebeu imigrantes de vários países, como Itália, Rússia, Alemanha, Ucrânia, Polônia, Síria e Líbano, hoje é um museu.

 Entre as rochas

 Criado em 1953, o Parque de Vila Velha, sem dúvida, é o grande atrativo, com seus arenitos esculpidos nos últimos 300 milhões de anos. Suas formas incríveis aguçam imaginações de todas as idades, que buscam semelhanças com animais, perfis humanos, taças, personagens de desenhos animados, utilitários domésticos.

 Além da área dos arenitos, a Unidade de Conservação (UC), que soma 3.122 hectares, conta ainda com as Furnas, dois grandes poços de desabamento surgidos há 400 milhões de anos, com água formada pelo lençol subterrâneo e vegetação exuberante, fora um enorme e curioso elevador que antigamente descia com os visitantes pelo vão da principal furna.

 Há, ainda, a bela Lagoa Dourada, que há milhões de anos também foi uma furna e ganha uma coloração amarelada quando suas águas refletem a luz do Sol.

 De Ponta Grossa ao parque são apenas 24 km de distância, de Curitiba, 92 km. Os passeios são viáveis para pessoas de todas as idades e disposição para caminhadas leves a medianas. Os ingressos variam de R$ 48,00 a R$ 126,00 e oferecem experiências diversas, que podem incluir passeios completos ou parciais, arvorismo, tirolesa e até caminhada noturna.

Mariquinha integra a Rota das Cachoeiras dos Campos Gerais

 Cachoeiras

 Ponta Grossa também se destaca por abrigar outros atrativos naturais que convidam a uma maior permanência.

 A Rota das Cachoeiras inclui o Buraco do Padre, uma furna com cascata interna, o Canyon, Cachoeira do Rio São Jorge, a Mariquinha.

 Se você nunca pensou em Ponta Grossa como um destino turístico, aqui estão alguns bons motivos para programar esta viagem, lembrando que é possível ampliar o tempo de estadia na região e conhecer os atrativos de outros municípios dos Campos Gerais do Paraná, bem como da Capital, Curitiba!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME