Imagem Peregrina participa do Círio de Nazaré em Palmas, no Tocantins

 Nesta sexta, dia 28, a partir de 22h20, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora chega em Palmas, no Tocantins, para dar início a 6ª edição do Círio de Nazaré no Estado. A festividade acontece durante todo o sábado, dia 29, com início às 8h, na Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, localizada na Arne 13 (antiga 108 Norte). A partir das 15h, haverá uma procissão em direção à Catedral. A Santa Missa do Círio está marcada para às 18h30. Na Catedral também terá o encerramento da programação do Círio 2022.

 Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), o evento geralmente ocorre no mês de novembro, mas foi antecipado para o final de outubro por causa do Congresso Eucarístico Nacional, em Recife, Pernambuco, marcado entre os dias 11 e 15 do próximo mês.

 Desta vez, além de Palmas, a Imagem Peregrina estará pela primeira vez em duas outras cidades do estado: Porto Nacional e Miracema. No domingo, dia 30, pela manhã a Imagem participa de uma missa em Miracema e depois segue para Porto Nacional, chegando por volta de 15h30, para participar de uma carreata, finalizando a programação com uma missa na Catedral Nossa Senhora das Mercês, a partir das 19h. Na segunda a Imagem Peregrina volta para Palmas, retornando para Belém a partir das 12h.

 Círio 2022

 O 230° Círio de Nazaré foi aberto oficialmente em 4 de outubro, com a missa e a inauguração da iluminação realizada pela Prefeitura de Belém na Praça Santuário, localizada em frente e no entorno da Basílica de Nazaré.

 O Círio é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

 Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará e a Vale e os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Equatorial Energia, Esamaz, GEAP Saúde, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Hotel Grand Mercure Belém, ITA, Magazines Luíza, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sistema OCB/PA, Tramontina e Unimed Belém. Como apoiadores master Alucar Veículos, CN Produções, Lotus Consigned Center, Jeffersom, Tintas Coral e Refrigerantes Cerpa, e mais 67 apoiadores.

 Origem

 O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica que visa homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Ocorre todos os anos no mês de outubro, na cidade de Belém, capital do Pará. A procissão chega a reunir mais de 2 milhões de pessoas.

 A história do Círio de Nazaré tem seu início em 1700, após Plácido José de Souza encontrar a imagem da santa próxima a um igarapé, envolta de lodo e lama, na cidade de Belém.

 Ao levar a imagem para casa, no dia seguinte, ele percebeu que ela havia sumido. Retornou ao igarapé e lá a encontrou.

 Levou-a novamente para casa, e o mesmo episódio ocorreu. Ao repetir essa ação várias vezes – ir ao rio, levar a imagem para casa e a mesma retornar ao rio sem o auxílio de ninguém -, começou-se a espalhar a notícia de que a imagem era milagrosa.

 Com isso, Plácido construiu uma pequena capela para a santa. As pessoas que conheciam a história passavam pelo local para adorar a imagem. Algumas deixavam esculturas de cera, velas e outras ofertas.

 Com o passar do tempo, a pequena capela construída por Plácido recebia cada vez mais devotos, até que foram construídas três capelas maiores.

 A necessidade de aumentar a estrutura da capela desencadeou na construção da grandiosa Basílica Santuário, em Belém.

 (Da Redação, com informações de assessoria) – em itálico


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME