Festuris 2023

Autoridades conhecem pauta de trabalho da Febtur

 

Por Arnaldo Moreira

 O encontro na Fsturis 2023 foi liderado pelo presidente nacional da Febtur, Gorgônio Loureiro com o secretário de Turismo de Gramado, Luia Barbacov, que acumula o cargo de vice-prefeito; o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto Alves de Lucena, presidente da Câmara Municipal gramadense; o vereador Celso Fiorezi, e o presidente da Federação Nacional de Habitação e Alimentação, Alexandre Sampaio Na oportunidade eles apresentaram a Alexandre Sampaio o programa de trabalho da nova entidade e debateram questões inerentes ao desenvolvimento do turismo no país. A reunião aconteceu durante um café da manhã no Hotel Fiorenzi, oferecido pelo seu proprietário, Celso Fiorezi, quando Gorgônio Loureiro expressou sua gratidão. Ficou evidente no encontro que a entidade está comprometida com a defesa do cumprimento do artigo 180 da Constituição. O artigo estipula que "a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios promoverão e incentivarão o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico". Com poucas exceções, como o município de Gramado, essa determinação não vem sendo seguida no Brasil. Loreiro lembrou que a presença da Febtur, pela primeira vez oficialmente representada no Festuris, foi exitosa. “Nossa presença foi citada na abertura desse importante evento internacional. A importância é o reconhecimento da Febtur como uma entidade representativa dos jornalistas e comunicadores de turismo de caráter nacional. A Febtur é uma entidade que sempre terá assento e voz nos assuntos pertinentes ao desenvolvimento do turismo brasileiro”, defendeu.

Passagens aéreas

O encontro também incluiu discussões sobre a política de preços das passagens aéreas. Alexandre Sampaio defendeu a necessidade de reduzir os obstáculos que têm limitado a operação das companhias aéreas no País. Ele considerou acertada e equilibrada a revogação da restrição operacional dos voos do Aeroporto Santos Dumont para um raio de 400 km. “Esta proibição estava ameaçando a principal fonte de renda da Infraero ao ocasionar a perda de voos significativos. Uma movimentação de 6,5 milhões de passageiros por ano no Santos Dumont é viável”, observou.

O secretário de Turismo de Gramado falou sobre a construção de um aeroporto em Vila

Oliva, no município de Caxias do Sul, a 40 km de Gramado, que ficará pronto em dois anos e que será de suma importância para o turismo na cidade que até o final deste ano deverá receber 8 milhões de visitantes. Gramado, conta hoje com 229 hotéis e pousadas, com 25 mil leitos disponíveis, além de registrar uma movimentação no setor de Airbnb da ordem de mais de 10 mil aluguéis por curtos períodos em imóveis não comerciais. O secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, enalteceu a boa posição que o turismo galgou no Estado de São Paulo, lembrando que o segmento já representa quase 10% do PIB do estado, ativando 52 setores econômicos e gerando 2,3 milhões de empregos, dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET). O secretário revelou ainda que São Paulo deu início à elaboração de uma grande proposta de turismo ferroviário, em parceria com as secretarias de Transportes Metropolitanos e da Cultura e Economia Criativa. “O objetivo é acrescentar pelo menos dez trens turísticos em trechos como Luz-Aparecida, Iperó-Laranjal Paulista, Tambaú-Ribeirão Preto, entre outros”, anunciou. Lucela explicou que aproveitando os mais de 12 mil quilômetros de ferrovias, a ideia é usar a mesma estrutura do transporte de carga para transportar passageiros para os principais destinos do estado. Atualmente, apenas 250 km são usados para o turismo. O secretário confessou-se impressionado com o crescimento do turismo em Gramado e expressou sua excelente impressão sobre como a cidade trabalha o segmento com resultados extraordinários. Participaram do encontro, Cibele Marcon, gerente de Marketing do Festuris, representando Marta Rossi, e os jornalistas membros da Febtur: Sérgio Moreira (MG), Litz Madruga (RN), Paulo Atzingen (SP), Wander Levy (RS), Virgílio de Carvalho (SP), Léa Zaqueo (MA) e Roberto Maia e Patrícia Campos (SP), como convidados.

Gorgônio, Loureiro falou dos projetos da Febtur para 2024_Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME