São Paulo, metrópole multicultural e rica em história

 Por Seleucia Fontes

 Se fosse necessário resumir São Paulo em uma única palavra, esta seria diversidade. A capital da cultura na América Latina, maior centro econômico do Brasil, líder também em número de habitantes – são mais de 12 milhões – congrega tantos ‘brasis’ dentro de si que só é possível vislumbrar a cidade por recortes.

 Reconhecida principalmente pelo seu turismo de compras, eventos, negócios e saúde, a região central da cidade exerce um poder de atração irresistível, em meio à confusão do trânsito, ao comércio intenso, ao vai-e-vem de passantes e profusão de atrações culturais, igrejas, casas noturnas.

  História e cultura

 O centro da cidade, por si só, é uma provocação aos sentidos. Construções dos mais variados estilos e épocas disputam espaço. Um exemplo desta grandiosidade é o edifício Copam, inaugurado em 1966, com as linhas sinuosas do arquiteto Oscar Niemeyer. Localizado na Avenida Ipiranga, reúne mais de 5 mil moradores – uma comunidade maior que alguns municípios brasileiros.

 O roteiro não poderia deixar de lado o belíssimo Theatro Municipal, localizado na Praça Ramos de Azevedo, inaugurado em 1911 para receber espetáculos de ópera. A suntuosidade nos remete a um período dominado pelos grandes produtores de café e pela burguesia industrial em ascensão.

 Não muito distante, a região do Triângulo SP reúne os principais edifícios históricos da cidade, entre o Largo São Bento, Pateo do Collegio (local de fundação da cidade) e o Largo São Francisco. Vale à pena uma visita mais demorada ao Centro Cultural Banco do Brasil, que sempre oferece exposições, ao Mosteiro São Bento, à belíssima Catedral da Sé e ao Farol Santander, prédio de 1947 inspirado no Empire State Building de Nova Iorque, que oferece uma visão panorâmica da cidade.

 Quando se fala em cultura, São Paulo também vem em primeiro lugar, com sua grande variedade de atrações artísticas, centros culturais e museus. Uma passagem pela Avenida Paulista revela um extrato destas atividades, incluindo a Casa das Rosas, a Japan House, o Sesc Paulista, o Centro Cultural Fiesp, o Itaú Cultural, o Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon), o Conjunto Nacional, o Instituto Moreira Salles.

 O Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriand (MASP) é um capítulo à parte e merece pelo menos meio dia de dedicação. Considerado um dos mais importantes museus do hemisfério Sul, reúne um acervo de cerca de oito mil peças, incluindo obras de Picasso, Renoir, Van Gogh, Modigliani e muitos outros. Há também exposições itinerantes de altíssimo nível.

 Também na região central da cidade, o Mercado Municipal mais famoso de São Paulo começou a ser erguido em 1924, mas devido à morte do arquiteto Paulo Ramos de Azevedo levou cinco anos para ser concluído. O prédio conta com uma estrutura em estilo grego, com claraboias e vitrais do artista russo Conrado Sogerncht Filho. Ali o visitante encontra uma infinidade de produtos, de frutas exóticas a bebidas e alimentos importados de vários países, sem contar os restaurantes.

MASP oferece acervo milionário acessível a todos_Seleucia Fontes

 Caminho das vilas

 Localizado na Vila Mariana, o Parque do Ibirapuera também traz a assinatura de Oscar Niemeyer. Sua imensa área verde oferece pista de cooper, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de bicicletas, quadras, campos de futebol e aparelhos de ginástica. Também abriga o Pavilhão das Culturas Brasileiras, o Museu Afro-Brasil, a Fundação Bienal, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu de Arte Moderna (MAM). Impossível conhecer tudo em uma passagem rápida, mas merece pelo menos um dia inteiro de visitação.

 A Vila Madalena não pode ser ignorada. Conhecida como o bairro mais boêmio de São Paulo, com uma grande variedade de bares e restaurantes também é um convite à visitação diurna. Difícil será escolher apenas um dos murais coloridos para fazer uma ‘self’. A partir do Beco do Batman, que teria sido o primeiro mural do bairro, as ruas se tornam uma verdadeira galeria a céu aberto, em meio a ambulantes e artesãos vendendo mais que produtos, um estilo de vida!

Vila Madalena, uma galeria a céu aberto_Seleucia Fontes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

POR FAVOR, INCLUA SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, INCLUA SEU NOME